Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Pesquisa premiada no Jovem Cientista é apresentada na Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos

Publicação:

20130320170606dsc-0130.jpg
Henrique Felipetto apresentou pesquisa que beneficia pessoas com deficiência visual - Foto: Priscila Abrantes

O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, e a presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (Faders), Marli Conzatti, conheceram na tarde desta quarta-feira (20) o projeto que ficou em segundo lugar no Prêmio Jovem Cientista de 2012, na categoria Estudante do Ensino Superior. A pesquisa Sistema de Auxílio à Navegação com Monitoramento e Orientação Remota, Adaptado para o Treinamento de Atletas Cegos em Pista de Atletismo foi apresentada pelo seu autor, o estudante de Tecnologia em Geoprocessamento da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Henrique Felipetto, e surpreendeu Fabiano pela facilidade que trará a atletas com deficiência visual.

 

O aparelho desenvolvido na pesquisa permite que atletas cegos possam correr sem guia. Acoplado a um colete um dispositivo de rastreamento veicular, passa informações da direção do atleta para um computador e permite que o operador do computador possa orientar o atleta, impedindo-o de tropeçar no meio fio ou cair. “Isso pode ser trazido para o dia-a-dia com orientação de ruas, pois tem um nível de precisão muito grande”, disse Fabiano.

 

O estudante garante que ainda há muitas linhas que podem ser pesquisadas nessa área. Segundo ele, esse primeiro experimento é o pontapé inicial para mais pesquisas. “O atleta que fez o experimento tem a mesma idade que eu, 23 anos, disse que corre desde os oito anos, mas pela primeira vez pôde correr sozinho. Isso já valeu a pesquisa e dá mais vontade de dar continuidade a ela”, conta Felipetto, que é santamariense.

 

Fabiano irá agendar uma reunião para que o estudante apresente a pesquisa no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) e no Centro de Referência de Tecnologia Assistiva, na tentativa de investimentos para a continuação da pesquisa do estudante.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos