POD participa do Expo Favela Innovation RS com dois projetos e painel sobre diversidade e mercado de trabalho
Publicação:

O Programa de Oportunidades e Direitos esteve presente na Expo Favela Innovation RS, evento que aconteceu entre os dias 1 e 2 de setembro para fomentar o empreendedorismo de pessoas oriundas de periferia em sua primeira edição em solo gaúcho, no prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), para expor dois projetos e também realizar um painel sobre o trabalho e os resultados dos Centros da Juventude (CJ).
Na abertura do evento, o secretário de Justiça Cidadania e Direitos Humanos Mateus Wesp referenciou fala do rapper e ativista social MV Bill - que estava presente no palco para participar de uma entrevista - feita em 2014 ao visitar o Rio Grande do Sul, onde ressaltou a importância das políticas socioeducativas irem além das fundações. "Foi isso que o Estado do Rio Grande do Sul ao longo dos últimos anos fez. Constituímos um programa chamado POD que oportuniza uma série de cursos capacitações e formações, fazendo com que esses jovens transformem as suas vidas e a da sua comunidade", afirmou Wesp.
Foram dezenas de projetos expostos de participantes de todo o Rio Grande do Sul, onde dez foram selecionados para participarem da edição nacional do evento. O POD concorreu as vagas com as duas seguintes propostas:
Tramas de Herança, do CJ Viamão, que busca promover o trabalho de profissionais que atuam no setor da estética especializados em cabelo afro, buscando ampliar a representatividade de todas as formas, desde produtos e serviços, até qualificação e valorização dos profissionais da área.

Horta Urbana, do CJ Rubem Berta, que pretende combater a insegurança alimentar com a criação de cooperativas de produção e venda de alimentos orgânicos. As hortas comunitárias desenvolvidas em caráter pedagógico pretendem promover também a conscientização nutricional.
No segundo dia do evento, O Programa de Oportunidades e Direitos realizou um painel para falar sobre o acolhimento às diversidades e o direcionamento profissional realizado nos Centros da Juventude em bate-papo conduzido pela coordenadora-geral do programa Aiesa Pedroso e pelo coordenador de prevenção Ederson Ferreira, que aconteceu no auditório do prédio 40 da PUCRS.
A atividade contou com a participação de um jovem de cada um dos seis centros:
- Camily Marques, do CJ Alvorada, que pôde contar sobre como foi ser selecionada para o programa Nova Geração do Instituto Caldeira.
- Kimberlly Ferraz, do CJ Viamão, uma das autoras do projeto Tranças de Herança, selecionado para participar da Expo Favela RS.
- Suanny Bastos, do CJ Restinga, que atua no coletivo feminista e antirracista Themis.
- Marcos Alves, jovem multiplicador do CJ Lomba do Pinheiro.
- Theo Fontoura, que atualmente trabalha como barbeiro depois de ter entrado para o CJ Cruzeiro.

Dessa forma, o POD marcou presença nos dois dias da maior feira de inovação e empreendedorismo periférico do Brasil, em sua primeira edição no Rio Grande do Sul.