Políticas para pessoas com deficiência são debatidas em Santa Maria
Publicação:

Santa Maria sediou nesta quarta-feira (10) a 93ª Plenária do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e para Pessoas com Altas Habilidades. Realizado no auditório do Centro de Ciências Rurais (CCR), no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o encontro contou com a participação do secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira,
do prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, e do promotor Marcos Adede y Castro.
Durante a plenária, autoridades, entidades ligadas ao tema, representantes da comunidade, pais, educadores, profissionais e empresários debateram sobre as garantias de direitos e cidadania e as experiências locais e da região. Ao mesmo tempo, ocorreram o seminário técnico sobre a convenção da ONU e das políticas públicas e reuniões com os gestores municipais e com universidades da região. A partir do debate, foram apontadas várias questões como prioritárias a serem implantadas pela sociedade e pelo governo.
Na plenária, o prefeito, por meio da Faders, assinou o termo de adesão ao compromisso nacional pela inclusão das pessoas com deficiência em que o município se compromete a cumprir as diretrizes estabelecidas no decreto 6.215 de 2007. Entre as ações previstas, estão ampliar a participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e o acesso das mesmas à política e à habitação (escolas adaptadas para facilitar a participação das pessoas com deficiência).
A Faders levou a Santa Maria o setor de Acolhimento, por meio do qual as pessoas recebem orientações, esclarecem dúvidas e encaminham demandas em relação a direitos e benefícios nas áreas de saúde, educação, transporte, assistência social, trabalho, esporte e lazer.
Também estiveram presentes no fórum o diretor-presidente da Faders, Cláudio Silva, e a representante do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Coepede), Ieda Cunha Cavalheiro.
O evento foi promovido pela Faders, em parceria com o Ministério Público Estadual, Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Conselho Estadual de Direitos das Pessoas com Deficiência (Coepede), prefeitura de Santa Maria e Câmara de Vereadores de Santa Maria. As próximas plenárias ocorrerão nos dias 25 e 26 de agosto em Parobé e São Leopoldo, respectivamente.