Projeto Almofadas do Coração: hospitais da Capital recebem 160 almofadas produzidas por socioeducandos no Ceconp
Iniciativa é desenvolvida desde 2014
Publicação:

Pacientes em tratamento contra o câncer de mama atendidas no Hospital Conceição e Hospital Santa Rita, em Porto Alegre, receberam na última semana do Centro de Convivência e Profissionalização (Ceconp), almofadas em formato de coração, produzidas por adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa na Capital, para auxiliar durante a quimioterapia.
A iniciativa faz parte de projeto desenvolvido pelo Centro desde 2014 e que reúne anualmente servidores, jovens e comunidade. Cortados com moldes em formato de coração, os tecidos são passados, recebem enchimento e são cuidadosamente costurados para depois serem usados pelas mulheres, embaixo do braço, aliviando as dores e desconforto do tratamento.
Neste ano, cerca de 15 adolescentes das unidades da Capital participaram da ação e produziram 160 almofadas. Além das peças, também confeccionaram colares e pulseiras em macramê. Durante a entrega nas instituições de saúde, os socioeducandos apresentaram a música-tema do projeto e conversaram com as pacientes. “Foi ótimo, uma sensação difícil de explicar, de poder abraçar as pessoas no momento em que mais precisam”, disse uma adolescente.
As adolescentes participantes da Oficina de Comunicação do Ceconp, aproveitaram as visitas para realizar entrevistas com a equipe médica sobre o câncer de mama.
Almofadas do Coração no Brasil e no Mundo
O projeto teve início nos EUA e foi divulgado por Janet Kramer Mai, em razão dela ter passado por uma cirurgia de câncer de mama em 2002 e testado o conforto da almofada. No Brasil, chegou em 2010, através da Sra. Ondina Almida Posiadlo, membro ativo da Sociedade Feminina Missionária da Igreja de Deus no Brasil.
Texto: Jéssica Britto / Imprensa Fase