Projeto inovador do Procon RS é selecionado para painel do South Summit no Brasil
Publicação:

O Procon RS, departamento da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), anuncia, nesta segunda-feira (27), participação na 2ª edição do South Summit Brazil em Porto Alegre. A entidade foi selecionada para apresentar painel sobre a defesa do consumidor através da plataforma de resolução de conflitos, o Procon RS Digital. A exposição ocorre das 16h05 às 16h35 na próxima quarta-feira (29).
Em formato de roda de conversa, o painel será apresentado pelo diretor do Procon RS, Rainer Grigolo; pela diretora da empresa Cames, Maria Antonieta de Morais; e pelo superintendente de relacionamento com o cliente da Corsan, Marcos Jung. A representante da empresa Cames — a fornecedora da plataforma — explicará a parte tecnológica do sistema do Procon RS Digital. Em contrapartida, o superintendente da Corsan vai relatar como é a experiência de ser uma empresa fornecedora que aderiu à plataforma digital.
Com recursos do Programa Avançar RS, o projeto inovador está dentro da modernização incentivada pelo mapa estratégico do governo do Estado. Através do sistema idealizado pelo departamento da SJCDH, os consumidores e as empresas cadastradas conseguem viabilizar acordos sem a necessidade de entrar com medidas judiciais.
“É com muito orgulho e satisfação que anunciamos a nossa participação no South Summit, o maior evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo da América Latina”, destaca o diretor do Procon RS, Rainer Grigolo. “Através desse reconhecimento, poderemos compartilhar com os nossos avanços, conseguir que outras empresas aderem ao nosso sistema e atingir a nossa meta de estar presente em todos os municípios do Estado”, ressalta.
Atualmente, o Procon RS Digital está sendo utilizado por 410 dos 497 municípios no Rio Grande do Sul e conta com 18 empresas cadastradas. Entre os fornecedores que aderiram à plataforma, estão as empresas Claro, TIM, Corsan, CEEE Equatorial, Samsung, Elevato, Magazine Luiza, entre outras.
Funcionalidades
Contratado pelo Governo do Estado em fevereiro de 2022, o sistema operacional da plataforma foi modificado pelos servidores do Procon RS. Através da utilização da plataforma, o Procon Estadual gaúcho se tornou pioneiro no Brasil pelo uso da tecnologia em um departamento público de defesa dos direitos dos consumidores.
O sistema operacional do Procon RS Digital gerencia as demandas em três etapas. Na primeira, o consumidor apresenta a reclamação. A partir disso, os servidores do Procon RS verificam se a demanda está com todos os documentos necessários e auxiliam. Após a triagem do departamento da SJCDH, ocorre o andamento da demanda para a segunda etapa: o envio da demanda à empresa.
“Nesta etapa, encaminhamos à empresa fornecedora do produto ou serviço o convite para negociar e apresentar uma proposta de solução ao consumidor”, explica Grigolo. “Vale destacar que, só na segunda etapa, estamos com uma taxa superior a 60% de resolução de conflitos, o que representa um ganho para o relacionamento mais harmonioso entre consumidores e as empresas cadastradas”.
Quando a empresa e o consumidor não chegam a um acordo nas fases anteriores do sistema, há a terceira etapa. Neste momento, visando facilitar um acordo entre as partes, o Procon RS intermedia o caso, explicando os direitos, deveres e obrigações no caso em específico.
South Summit Brazil
A 2ª edição do South Summit Brazil, que ocorre entre os dias 29 e 31 de março em Porto Alegre, conta com a participação de palestrantes do mundo inteiro e representantes de mais de 90 fundos de investimento. Iniciado em Madrid, na Espanha, o evento internacional de tecnologia e inovação teve a sua 1ª edição no Brasil em 2022, fruto da iniciativa do governador Eduardo Leite.