Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Projeto inovador do Procon RS é selecionado para painel do South Summit no Brasil

Publicação:

Foto de perfil do diretor do Procon RS, Rainer Grigolo, um homem branco de óculos de grau que está vestido em traje formal. Ele veste um terno preto, uma camisa branca e uma gravata vermelha.

Autoria da descrição da foto: Wagner Meirelles Ascom SJCDH
O diretor do Procon RS apresenta painel sobre a defesa do consumidor através do uso da plataforma Procon RS Digital - Foto: Divulgação / South Summit
Por Wagner Meirelles / Ascom SJCDH

O Procon RS, departamento da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), anuncia, nesta segunda-feira (27), participação na 2ª edição do South Summit Brazil em Porto Alegre. A entidade foi selecionada para apresentar painel sobre a defesa do consumidor através da plataforma de resolução de conflitos, o Procon RS Digital. A exposição ocorre das 16h05 às 16h35 na próxima quarta-feira (29).

Em formato de roda de conversa, o painel será apresentado pelo diretor do Procon RS, Rainer Grigolo; pela diretora da empresa Cames, Maria Antonieta de Morais; e pelo superintendente de relacionamento com o cliente da Corsan, Marcos Jung. A representante da empresa Cames — a fornecedora da plataforma — explicará a parte tecnológica do sistema do Procon RS Digital. Em contrapartida, o superintendente da Corsan vai relatar como é a experiência de ser uma empresa fornecedora que aderiu à plataforma digital.

Com recursos do Programa Avançar RS, o projeto inovador está dentro da modernização incentivada pelo mapa estratégico do governo do Estado. Através do sistema idealizado pelo departamento da SJCDH, os consumidores e as empresas cadastradas conseguem viabilizar acordos sem a necessidade de entrar com medidas judiciais.

“É com muito orgulho e satisfação que anunciamos a nossa participação no South Summit, o maior evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo da América Latina”, destaca o diretor do Procon RS, Rainer Grigolo. “Através desse reconhecimento, poderemos compartilhar com os nossos avanços, conseguir que outras empresas aderem ao nosso sistema e atingir a nossa meta de estar presente em todos os municípios do Estado”, ressalta.

Atualmente, o Procon RS Digital está sendo utilizado por 410 dos 497 municípios no Rio Grande do Sul e conta com 18 empresas cadastradas. Entre os fornecedores que aderiram à plataforma, estão as empresas Claro, TIM, Corsan, CEEE Equatorial, Samsung, Elevato, Magazine Luiza,  entre outras.

Funcionalidades

Contratado pelo Governo do Estado em fevereiro de 2022, o sistema operacional da plataforma foi modificado pelos servidores do Procon RS. Através da utilização da plataforma, o Procon Estadual gaúcho se tornou pioneiro no Brasil pelo uso da tecnologia em um departamento público de defesa dos direitos dos consumidores.

O sistema operacional do Procon RS Digital gerencia as demandas em três etapas. Na primeira, o consumidor apresenta a reclamação. A partir disso, os servidores do Procon RS verificam se a demanda está com todos os documentos necessários e auxiliam. Após a triagem do departamento da SJCDH, ocorre o andamento da demanda para a segunda etapa: o envio da demanda à empresa.

“Nesta etapa, encaminhamos à empresa fornecedora do produto ou serviço o convite para negociar e apresentar uma proposta de solução ao consumidor”, explica Grigolo. “Vale destacar que, só na segunda etapa, estamos com uma taxa superior a 60% de resolução de conflitos, o que representa um ganho para o relacionamento mais harmonioso entre consumidores e as empresas cadastradas”.

Quando a empresa e o consumidor não chegam a um acordo nas fases anteriores do sistema, há a terceira etapa. Neste momento, visando facilitar um acordo entre as partes, o Procon RS intermedia o caso, explicando os direitos, deveres e obrigações no caso em específico.

South Summit Brazil

A 2ª edição do South Summit Brazil, que ocorre entre os dias 29 e 31 de março em Porto Alegre, conta com a participação de palestrantes do mundo inteiro e representantes de mais de 90 fundos de investimento. Iniciado em Madrid, na Espanha, o evento internacional de tecnologia e inovação teve a sua 1ª edição no Brasil em 2022, fruto da iniciativa do governador Eduardo Leite. 

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos