Pronatec Brasil Sem Miséria tem mais de 60 mil pré-matrículas no RS
Publicação:
A busca pela qualificação profissional já levou 60.076 gaúchos a realizarem suas pré-matrículas nos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Brasil Sem Miséria no Estado. Os dados da Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), coordenadora do programa na modalidade Formação Inicial Continuada (FIC), são referentes ao período compreendido entre abril e outubro deste ano. Pelos números, um total de 37.355 matrículas foram confirmadas nos cursos do Plano Estadual de Qualificação Profissional, que integra as ações do Pacto Gaúcho pela Educação, e, somente em 2012, oferecerá 68 mil vagas gratuitas de qualificação, o que significa a maior oferta de qualificação dos últimos dez anos somados.
Algumas cidades do Estado estão se destacando na efetivação das pré-matrículas, tais como Porto Alegre (5.859), Caxias do Sul (4.241) e Pelotas (2.914). Para o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, o sucesso do Pronatec Brasil Sem Miséria no Estado deve-se, principalmente, ao diálogo que envolveu diversos setores da sociedade e resultou na elaboração do Plano Estadual de Qualificação Profissional. "Graças à interface entre empresários, trabalhadores, unidades ofertantes, órgãos do governo, quando construímos um grande mapa das oportunidades de qualificação, e, também, à atuação dos gestores municipais da assistência social e do trabalho, somos detentores da maior qualificação que o Brasil está vivendo hoje: somos responsáveis pela execução de um terço das vagas do Pronatec Brasil Sem Miséria do país, o que totaliza 55.700 vagas", apontou.
No mês de outubro, gestores municipais que atuam nas áreas da assistência social e do trabalho receberam uma qualificação da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social com o intuito de aprimorar o processo de pactuação de vagas de cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria para 2013, previsto para acontecer até a primeira quinzena de novembro nos municípios que aderiram ao Programa. Ao todo, foram sete encontros regionais, realizados em Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Rio Grande, Ijuí, Santa Cruz do Sul e Santana do Livramento. “Já conseguimos destinar cursos bem afinados com as demandas locais dos mais de 120 municípios que aderiram ao Pronatec, mas queremos chegar a um resultado ainda melhor no próximo ano", evidenciou Lara.
Para se inscrever nos cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria, ou seja, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), as pessoas inscritas no Cadastro Único ou com perfil (renda familiar de até três salários mínimos), que possuem prioridade nas vagas, devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Secretarias Municipais de Assistência Social ou as Agências FGTAS/Sine.