Pronatec/FIC: Canoas realiza a formatura das primeiras turmas de cursos de qualificação profissional
Publicação:

Na noite desta quinta-feira (05), aconteceu a cerimônia de formatura dos cursos de Auxiliar Administrativo e Manicure e Pedicure do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). No evento, que aconteceu no Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), em Canoas, a Delegada Regional do Trabalho, da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), Ana Goessel, representou o titular da pasta, secretário Luís Augusto Lara.
Em sua fala, Goessel ressaltou o esforço do secretário Lara, junto a diversas entidades como empresários, trabalhadores, órgãos do governo e sociedade civil, para que, em 2012, por meio do Plano Estadual de Qualificação Profissional, sejam ofertadas mais de 68 mil vagas de qualificação profissional no Rio Grande do Sul. “Este número é maior do que o que foi feito nos últimos dez anos somados. Aqui em Canoas, nos reunimos com empresários, sindicatos, comissão municipal de emprego, e pensamos, em conjunto, uma forma de fazer com que os cursos sejam de utilidade para a cidade, para que vocês possam, ao terminar, ir para o mercado de trabalho. Vocês estão de parabéns, pois são as primeiras turmas do Pronatec aqui”, destacou a Delegada da STDS.
Participaram do evento, o coordenador da Agência FGTAS/Sine do município, Silvio José da Silva Oliveira, a diretora do SENAC Canoas, Lianamar da Silva Rosa, o vice-presidente do Sistema Fecomércio, Itamar Tadeu da Silva, a interlocutora municipal do Pronatec/Brasil Sem Miséria da Secretaria de Desenvolvimento Social de Canoas, Flávia Mariani, além de professores e familiares dos formandos, entre outros convidados.
Cursos de qualificação profissional como resgate da auto-estima do público dos programas sociais
As oradoras das turmas de Auxiliar Administrativo/ turno da manhã, Clarisse Becker, de Auxiliar Administrativo/ turno da tarde, Patrícia da Silva, e de Manicure e Pedicure, Nara Correa, evidenciaram a importância do Pronatec como oportunidade de melhorar suas condições de vida, por meio do aprendizado e da conquista de uma profissão:
Clarisse Becker – “Não fazíamos ideia do que nos esperava no futuro quando fomos ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para fazer as inscrições nos cursos de qualificação profissional. Para a surpresa de todas, as expectativas foram alcançadas, retornando aos estudos, superando barreiras, aprendendo com as experiências de vida diversas. Tivemos o conhecimento como único interesse. Além do crescimento profissional e pessoal, todos mudamos para melhor, pois os cursos nos dão oportunidade de vencer as barreiras e a ideia de que a condição social não deve fazer com que deixemos de buscar o nosso melhor”.
Patrícia da Silva – “A instituição nos acolheu, por mais que sejamos diferenciados por estar recebendo apoio do governo. O Pronatec abre portas, àquelas que achávamos que muitas vezes estariam trancadas para nós. Aprendemos a ter motivação, devemos estar sempre nos atualizando, pois cursos gratuitos são direitos de todos nós. Não devemos nos menosprezar por estarmos sendo auxiliados pelo governo”.
Nara Correa – “Em nome de todos, gostaria de agradecer aos professores, colegas, pois foram dois alegres meses, onde fomos recebidos com respeito e atenção. Agradecemos a oportunidade de estarmos aprendendo e de conquistar uma profissão”.