Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Reunião preparatória para o Convir-RS abordará a inclusão da pessoa com deficiência

Lideranças religiosas voltam a se reunir para dar andamento na organização do Evento

Publicação:

52717982319 e95b153ee9 o
Convir-RS propõe estabelecer rede de diálogo entre atores religiosos para fortalecer ações da SJCDH - Foto: Giovanni Disegna/Convir-RS
Por Giovanni Disegna/ ASCOM SJCDH

A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) receberá na próxima quarta (22/3), no Centro Administrativo do Estado, diversas lideranças religiosas para dar prosseguimento à organização do 1º Fórum de Convivência Inter-religiosa do Rio Grande do Sul (Convir-RS). A reunião terá como assunto inicial a importância da inclusão dentro das organizações religiosas e da espiritualidade para o desenvolvimento da pessoa com deficiência.

O diretor de Diversidade e Inclusão da SJCDH, Moisés Bauer, terá um momento de fala no qual compartilhará suas vivências pessoais e a sua compreensão da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. “Todas as religiões têm sua importância no auxílio espiritual que se propõem a dar a seus fiéis. Desejo colaborar com uma nova visão da Convenção, pois em última análise pode-se afirmar que as deficiências estão na sociedade e não nas pessoas ditas com deficiência”, afirma Bauer.

Após o momento de fala, o encontro terá espaço de interação entre os convidados visando a avançar nas definições do Fórum. “Em cada reunião preparatória a Secretaria está se apresentando aos convidados, porque o espírito do Fórum é também permitir que as políticas públicas sejam iluminadas para as pessoas que estão na ponta, fomentando o diálogo e a fraternidade”, afirma o subsecretário de Justiça e Integridade Institucional, Rafael Gessinger.

A Secretaria está aberta a receber participantes de outras tradições, denominações e instituições, para se unir às demais lideranças na equipe de organização do evento. O Fórum é permanentemente aberto e, nos últimos dias, diversos convites foram enviados, para, cada vez mais, diversificar este espaço de convivência fraterna e dialogada. A primeira reunião preparatória para o Convir foi realizada no dia 28 de fevereiro.

Como participar:
Para aqueles representantes que desejam se unir à equipe organizadora do Fórum, sugerimos que enviem um e-mail para convir-rs@justica.rs.gov.br, solicitando a participação.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos