Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Rio Grande do Sul sedia finais da Champions Ligay Nacional

Jogos aconteceram neste final de semana na Orla do Guaíba

Publicação:

Foto o Beescats do Rio de Janeiro, que foi campeão da Ligay. Todos posam para foto ao lado das autoridades.
Beescats do Rio de Janeiro foi o grande campeão - Foto: Árima Stock/Ascom SJCDH
Por Árima Stock e Jéssica Moraes/Ascom SJCDH

O Estado do Rio Grande do Sul sediou, pela primeira vez, as finais da Champions Ligay Nacional. O torneio de futebol é voltado a comunidade LGBTQIA+ e busca fomentar a inclusão desse público no esporte. O Governo do Estado, através da SJCDH, patrocinou o evento. 

Ao todo foram 48 partidas de futebol realizadas no sábado (18) e domingo (19), na Orla do Guaíba, em Porto Alegre. Durante os dois dias mais de 600 atletas divididos em 20 equipes de diferentes estados participaram dos jogos. 

Para o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, “o Estado sediar a final deste importante evento nacional, representa o respeito à diversidade e à pluralidade que norteia nossas ações, como sempre enfatiza o governador Eduardo Leite. E o esporte é um poderoso instrumento de inclusão social”, afirmou. 

A etapa Sul dos jogos da Ligay ocorreu em março, na Capital, e também endossou a política de inclusão no esporte, como destaca o Diretor do Departamento de Diversidade Sexual, Daniel Morethson. “A Champions Ligay desempenha um papel fundamental na luta contra o preconceito no esporte, promovendo a inclusão de atletas LGBT em um ambiente esportivo igualitário e respeitoso. Em março já havíamos participado da etapa sul, agora é uma honra ter o nosso estado sediando essa grande final”. 

A importância da Liga no esporte foi saudada por Bruno Pereira, de 31 anos. Ele atua como meio campista na equipe gaúcha Magia. “Por muito tempo nós tivemos dificuldades em meios heteronormativos de nos expressarmos e sermos quem somos. A Ligay tem essa importância de promover um ambiente saudável em que podemos ser nós mesmos de uma maneira feliz e autêntica”, comemora. 

Os jogos da Champions Ligay contaram ainda com o apoio da prefeitura de Porto Alegre e instituições privadas. 

Vencedores

O grande vencedor da Champions Ligay foi o time Beescats, do Rio de Janeiro. Em segundo lugar ficou o clube Bulls, de São Paulo. Já o time Felinos, de Minas Gerais, ficou na terceira posição. 

Premiações individuais

Melhor artilheiro: Kenny - Beescats - com oito gols marcados 

Melhor Goleiro: Renan - Bulls

Melhor Técnico: Cris Macaé - Bulls 

Melhor atleta: Italy - Felinos

 

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos