Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

RS inaugura Museu dos Direitos Humanos do Mercosul

Publicação:

20140402104518museu1.jpg
Cerimônia ocorreu na noite de terça-feira no Memorial do Rio Grande do Sul - Foto: Jaqueline Silveira

Parte da programação da Semana da Democracia promovida pelo Governo do Estado, a inauguração do Museu dos Direitos Humanos do Mercosul (MDHM) ocorreu na noite de terça-feira (1º), no prédio do Memorial do Rio Grande do Sul, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, e foi acompanhado pela secretária da Justiça e dos Direitos Humanos, Juçara Dutra Vieira.

O secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio Assis Brasil, citou a Declaração dos Direitos Humanos e lembrou a valorização da memória pelos gaúchos. "Não é por nada que o Museu que hoje inauguramos está aqui. Nós o merecemos. Epicentro de todas as alterações políticas e fiel da balança e convergência de interesses dos países adjacentes, o Rio Grande nunca desonrou sua vocação democrática que hoje vemos consolidada no governo que nos preside", afirmou.

Assis Brasil falou ainda sobre o significativo dia que lembra os 50 anos do golpe militar no Brasil. "A construção da democracia não é algo que se adquire para sempre. A democracia necessita ser cultivada em nosso cotidiano, por mais que a ela estejamos acostumados. Que este espaço seja para sempre a lembrança de que a democracia é nosso maior bem, mas que necessita de atenção diuturna e este é o propósito deste Museu", concluiu.

A inauguração do museu foi o primeiro compromisso oficial da nova ministra chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), Ideli Salvatti. Ela também reafirmou a necessidade da atenção para a permanência da democracia nos países da América do Sul. Ideli cumprimentou o governo gaúcho por mais uma vez andar à frente. "O Rio Grande do Sul tem a mania de apontar caminhos e este Museu honra, mais uma vez, o Brasil, os povos do Mercosul e da América do Sul. Um povo que não se curva, nunca se curvou, e tem na defesa da democracia e da liberdade uma atenção constante. Este museu é um orientador, um "luzeiro", para todos nós que acreditamos em igualdade de direitos e oportunidades", disse.

A deputada Maria do Rosário, que enquanto ministra da SDH assumiu a parceria com a Sedac para a construção do Museu, recordou o inicio do trabalho. “Esta ideia nasceu nos países que pensam o Mercosul para além do bloco econômico, agimos por uma cultura dos Direitos Humanos”. Maria do Rosário também falou do significado da data na história do país. "Este equipamento será fundamental para reunirmos toda a documentação ainda dispersa no Brasil e nos países vizinhos. Ele será fundamental para não perdermos as referências que nos fazem lutar pela verdade e pela memória", destacou.

A solenidade contou ainda com a presença do diretor do Instituto dos Direitos Humanos do Mercosul, Victor Abramovich, e de diversas autoridades ligadas aos direitos humanos da Argentina, Chile e Uruguai.



SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos