Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

RS Socioeducativo forma 2ª turma do Curso de Garçom

Publicação:

20110510181355socioeducativo-garcons-047.jpg
Secretário Fabiano Pereira afirmou que curso é oportunidade para uma vida melhor - Foto: Gabriel Gabardo

Dezesseis jovens egressos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) ganharam nesta terça-feira o primeiro diploma profissional de suas vidas. Eles formaram-se no 2º Curso de Garçom do RS Socioeducativo, programa da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos que garante auxílio financeiro aos egressos da Fase que frequentam a escola regular ao mesmo tempo em que aprendem uma profissão.

Parentes e amigos acompanharam emocionados a cerimônia de entrega dos diplomas, ocorrida no Instituto Pão dos Pobres – uma das instituições que recebeu alunos formados nesta terça. Outros estudantes são do Centro de Educação Profissional São João Calábria, também da Capital.

“Vocês estão orgulhando os seus pais e as suas famílias. Sempre digo que todo mundo é capaz, basta ter oportunidade. E vocês estão tendo a oportunidade de construir um novo caminho para a vida de vocês”, disse aos jovens o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira. 

Para o jovem A.S.B., que falou em nome dos formandos, é exatamente isso que representa a profissionalização: oportunidade de mudar a vida para melhor. “Fiz muita coisa ruim, mas tive consciência para ver que não chegaria a lugar nenhum. Essa é a chance de mudar de vida e ajudar minha família”, afirmou, aplaudido.

Orientados pelo professor e garçom José Veríssimo Pereira Dias, os alunos tiveram 96 horas de aulas teóricas e 32 horas práticas, com estágio no restaurante Via Imperatore, de Porto Alegre. Dos 16 formandos desta segunda turma, oito já estão contratados e trabalhando como garçons. Ao final da cerimônia de entrega dos diplomas, um coquetel reuniu os formandos, familiares e funcionários das instituições.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos