Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Sala de estudo do Presídio Regional de Santa Cruz possibilita participação de apenados em cursos do ensino superior

Publicação:

A revitalização do espaço foi realizada com o uso de mão de obra prisional e com recursos oriundos de doações
A revitalização do espaço foi realizada com o uso de mão de obra prisional e com recursos oriundos de doações

Para possibilitar a participação de sete apenados em cursos do ensino superior, o Presídio Regional de Santa Cruz do Sul (PRSCS) implementou uma sala de estudo equipada com seis computadores e acesso à internet. A revitalização do espaço foi realizada com o uso de mão de obra prisional e com recursos oriundos de doações.

A sala foi inaugurada no início de março, com o começo do semestre letivo das instituições de ensino. Os alunos são deslocados para o local três vezes por semana, durante três horas, para que possam acompanhar as disciplinas dos cursos. Um dos estudantes, tendo em vista que seu curso prevê atividades práticas, recebeu autorização para frequentar as aulas presenciais na universidade, mediante monitoração eletrônica, apenas nos dias que tiver atividades práticas. Nos demais dias, ele assiste às aulas na estrutura do PRSCS. 

A delegada da 8ª Região Penitenciária, Samantha Longo, destacou a necessidade de investir no tratamento penal para promover a inclusão social das pessoas em privação de liberdade. “Estamos vivendo um momento muito importante, uma verdadeira mudança de paradigmas. Contar com pessoas privadas de liberdade do regime fechado tendo a oportunidade de cursar uma graduação à distância é pensar realmente em ofertar possibilidade de transformação de vida para aqueles que desejam esse tipo de oportunidade”, disse Samantha.

Das 31 pessoas privadas de liberdade que participaram dos dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na unidade, em janeiro deste ano, 12 obtiveram notas suficientes para realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que viabiliza o ingresso em universidades e instituições públicas de ensino superior, e no Programa Universidade Para Todos (Prouni), que oferta bolsas de estudo integrais e parciais.

Destes, dois foram selecionados para receber bolsas integrais nos cursos de Educação Física e Agronomia, nos formatos de educação à distância e semipresencial, pela Unicesumar e Unopar. Além deles, outros cinco apenados receberam bolsas de estudo integrais pela Unisc, através de um acordo de cooperação firmado entre a instituição e o governo do RS, nos cursos de Administração, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, também no formato à distância.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos