Santa Maria será uma das sedes do Programa Casas da Solidariedade
Publicação:

O município de Santa Maria será uma das sedes do Programa Casas da Solidariedade. O anúncio foi feito pelo secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, nesta segunda-feira (09), durante audiência pública regional na cidade. O encontro, presidido pelo representante da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputado estadual Valdeci Oliveira, aconteceu na Câmara de Vereadores e teve o objetivo de discutir o Projeto de Lei (PL) 36/2011, que institui a iniciativa.
Na ocasião, o secretário Lara salientou que instituir as Casas da Solidariedade é um compromisso do governo do Estado. “A intenção não é fazermos uma casa de saúde ou um novo hospital, mas ter um local, uma casa de passagem que acolha com carinho os pacientes e seus acompanhantes.” O gestor apontou ainda que, após a aprovação do Programa, serão firmados convênios com entidades que já fazem o trabalho de acolhimento. “Vamos potencializar, melhorar as estruturas de quem já faz o trabalho, investindo recursos para ampliar o número de vagas.”
Lara também ressaltou que o Programa Casas da Solidariedade não é questão de partido, mas de governo. “Estamos aqui para fazer um governo de resultados, não interessa o partido, já que esta é uma questão de Estado para ajudar as pessoas. Precisamos aprovar este projeto ainda neste mês, pois a urgência humanitária persiste.” Para o deputado Valdeci Oliveira, as audiências públicas são importantes, pois assumem o papel de dar visibilidade à proposta do PL 36/2011. “Além de esclarecer o objetivo da ação, as audiências dão a oportunidade de aprimorar a redação deste Projeto, por meio do conhecimento e experiência dos participantes dos debates.”
O representante do Ministério Público Estadual em Santa Maria, Ricardo Lozza, afirmou que os princípios fundamentais de um governo são a participação e a informação. "Todas as decisões devem ser comunitárias e o melhor exemplo para isso são as audiências como a que acontece hoje." Participaram do evento o coordenador da Lei da Solidariedade, Roberto Pesce, a coordenadora regional de saúde da 4ª região, Ilse Melo, a representante da secretaria de Saúde do município, Renice Vaccari, a secretária municipal de Assistência Social, Marta Zanella, o representante da presidência da Câmara de Vereadores, Admar Pozzobom, entre outras instituições do município e comunidade local.