Secretária conhece execução de POD Socioeducativo na Fundação Pão dos Pobres
Publicação:

Garantir os direitos através da geração de oportunidades, este é o principal objetivo do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), o carro-chefe da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos. O programa contempla todos os projetos sociais voltados aos grupos mais vulneráveis, como o POD Socioeducativo, que tem como foco a ressocialização dos adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Em Porto Alegre, estes jovens são atendidos pela Fundação Pão dos Pobres.
Para conhecer in loco o trabalho realizado pela instituição com os adolescentes a secretária da Justiça e dos Direitos Humanos, Juçara Dutra Vieira, aceitou o convite da fundação e esteve no local nesta quarta-feira (23). "É importante conhecer os nossos programas e como está o andamento de cada um. Este, por exemplo, é um programa pioneiro no país, no acompanhamento dos egressos" afirmou Juçara, que foi recebida pela coordenadora do POD Socioeducativo na instituição, Carolina Beck, e o gerente socioeducativo, João Rocha.
POD Socioeducativo
Os egressos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) recebem uma bolsa de estudos e formação profissional por um ano. É aplicado na Capital e em Santa Maria. Os adolescentes recebem formação em áreas como secretariado, técnico em informática, auxiliar administrativo, manutenção predial, mecânico e marceneiro. Boa parte dos jovens consegue emprego com carteira assinada, inclusive antes de concluir o curso.