Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Secretário Lara anuncia ações de inclusão produtiva e combate à seca para a região de Pelotas

Publicação:

“Estamos vivenciando uma revolução nas áreas da assistência social e da inclusão produtiva no Rio Grande do Sul
“Estamos vivenciando uma revolução nas áreas da assistência social e da inclusão produtiva no Rio Grande do Sul - Foto: Silvio Williams

O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, participou das atividades da 18ª edição da Interiorização de Governo, realizada no município de Pelotas, nesta sexta-feira (27). Em sua fala, o titular da STDS destacou as principais iniciativas da pasta na área da inclusão produtiva, por meio do Plano Estadual de Qualificação Profissional e de pontos populares de trabalho – hortas, cozinhas e padarias comunitárias, e no combate aos efeitos da seca com o Projeto das Cisternas.

De acordo com o secretário Lara, para a região de Pelotas estão disponíveis 2020 vagas, sendo que os cursos são em diversas áreas como, por exemplo, armador de ferragem, camareira em meios de hospedagem, desenhista mecânico, auxiliar administrativo, entre outros. “Estamos vivenciando uma revolução nas áreas da assistência social e da inclusão produtiva no Rio Grande do Sul, pois a prioridade dos cursos do Plano Estadual de Qualificação Profissional, que neste ano terá 68 mil vagas, é para o público beneficiário dos programas sociais, como o Bolsa Família. Precisamos dar uma oportunidade a estas pessoas que, em Pelotas, por exemplo, totalizam 12.955 famílias”.

O gestor anunciou, ainda, a construção de 1.800 cisternas, que irão beneficiar os municípios de Amaral Ferrador, Cerrito, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Pedro Osório e Pinheiro Machado. “Já repassamos para essas sete prefeituras R$ 3.874.762,80. As cisternas eram um projeto desenvolvido apenas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Somos precursores desta iniciativa no Sul do país, que irá auxiliar as localidades que foram prejudicadas pela estiagem”, apontou Lara.

Formatura simbólica dos cursos do Pronatec/FIC

Ao final da Interiorização de Governo, houve o ato de formatura simbólica dos cursos do Pronatec/FIC em Pelotas. Na ocasião, os alunos do SENAC Vitória Cunha (curso de Montagem e Manutenção de Computadores), Márcia Lopes (curso de Recepcionista), Christopher Soares (curso de Vendedor), Josiane Lopes (curso de Operador de Caixa), Andrea Souza (curso de Balconista de Farmácia) e a aluna do SENAI, Carmen de Souza (curso Ajudante de Obras) receberam os certificados pelo governador do Estado, Tarso Genro, e pelo secretário Luís Augusto Lara.

Após, os empresários Fabrício Sorondo e Ricardo Michelon realizaram as assinaturas dos contratos de trabalho das formandas Márcia Lopes e Carmen de Souza, respectivamente.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos