Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Secretário Lara anuncia ampliação das oportunidades de qualificação profissional em Quaraí

Publicação:

Neste ano, a oferta de cursos de qualificação profissional pode chegar a 500 vagas gratuitas.
Neste ano, a oferta de cursos de qualificação profissional pode chegar a 500 vagas gratuitas. - Foto: Silvio Williams

O secretário de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, esteve presente no município de Quaraí nesta sexta-feira (01). Na ocasião, o gestor visitou a unidade do Sine Móvel na Praça Central e anunciou ao prefeito municipal, Ricardo Gadret, que, por meio do Plano Estadual de Qualificação Profissional, Quaraí poderá ser beneficiada, em 2013, com aproximadamente 500 vagas em cursos de qualificação profissional.

De acordo com o secretário Lara, a prioridade de ocupação dessas vagas é para os beneficiários dos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, que em Quaraí totaliza 2.169 famílias. “As inscrições nos cursos de qualificação são gratuitas. Aqui na cidade, os interessados devem ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que fica na Rua da Estação, 260. Nesta primeira fase, os cursos disponibilizados são para as funções de auxiliar administrativo, recepcionista, vendedor, mecânico de motocicletas e operador de retroescavadeira. Após, a qualificação irá contemplar as áreas da produção primária e construção civil, por exemplo, que também necessitam de mão de obra qualificada”, esclareceu.

Lara afirmou, ainda, que a retomada das políticas do trabalho em Quaraí já começou com a presença do Sine Móvel na cidade, levando os serviços da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado à STDS, à população. “Mais de 80 pessoas foram atendidas na unidade móvel. Agora, vamos trabalhar para a reabertura da Agência FGTAS/Sine no município, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a FGTAS”, evidenciou. Participaram do encontro, o presidente da FGTAS, Heitor Gularte, o secretário municipal do Trabalho, Marco Vieira, e a vereadora Izar Mirailh.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos