Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Secretário Lara entrega relatórios da RPS nas empresas Randon

Publicação:

Criado em 2003, o Instituto Elisabetha Randon participa desde a 2ª edição da Rede Parceria Social
Criado em 2003, o Instituto Elisabetha Randon participa desde a 2ª edição da Rede Parceria Social - Foto: Silvio Williams

O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, participou de uma reunião com o presidente do Conselho de Administração das Empresas Randon, Raul Anselmo Randon, nesta segunda-feira (13), em Caxias do Sul. No encontro, Lara realizou a entrega do relatório parcial da terceira edição da Rede Parceria Social (RPS), que tem o Instituto Elisabetha Randon Pró-Educação e Cultura (IER) como entidade âncora, a qual beneficia 14 projetos de atendimento a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

A RPS, iniciativa da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), é uma cooperação entre o governo do Estado, terceiro setor, iniciativa privada e organizações da sociedade reconhecidas por desenvolverem projetos de cunho social. O secretário Lara destacou a visão e preocupação do grupo Randon em beneficiar projetos que contemplem esta área. “As empresas do grupo são um exemplo para todo o empresariado gaúcho, pois estão dando atenção às questões sociais, sendo parceiros da Rede desde 2008.” O gestor colocou a Secretaria à disposição para o que a empresa necessitar nas áreas de qualificação profissional e do trabalho, bem como nas questões de assistência social.

O Presidente do Conselho de Administração das Empresas Randon, Raul Randon, destacou a possibilidade de parceria entre a STDS e o grupo em uma carteira de projetos para qualificação profissional. “Já temos o projeto Florescer, que atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, no turno inverso ao horário escolar, e contempla atividades como informática, língua inglesa, música, teatro e o Programa Qualificar, que visa preparar os jovens por meio de uma formação técnica e humanística.” O secretário Lara mostrou-se favorável à ideia e afirmou que uma das prioridades do governo Federal é a qualificação de jovens e mulheres beneficiários do Programa Bolsa Família. “Vamos aguardar uma resenha sobre a proposta deste projeto piloto, para proporcionarmos a ampliação de cobertura do mesmo.”

Após a entrega dos relatórios, o secretário foi recebido no 2º Encontro Rede Parceria Social. O evento, que acontece até amanhã (14), nas dependências da empresa, está reunindo os representantes das 14 entidades sociais com projetos patrocinados pelo Instituto para debater os critérios de vulnerabilidade e formulação de indicadores para programas sociais. O encontro também teve a presença do coordenador da Rede Parceria Social, Daltro Garcia, e dos seguintes representantes: diretora Presidente do Instituto Elisabetha Randon, Maurien Randon; diretor Financeiro da Randon S/A Implementos e Participações, Geraldo Catharina; gerente Executivo de Recursos Humanos e Administrativo da Randon S/A Implementos e Participações, Vanderlei Novello; gerente Executivo da Jost Brasil Sistemas Automotivos  Ltda., João Crespi; diretor Industrial da Suspensys Sistemas Automotivos Ltda., Gelson Dalberto; gerente de Recursos Humanos e Administrativo da Fras-le S/A, Anderson Pepato e a coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto, Jeanine Pacholski.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos