Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Secretário participa de seminários do BID nos Estados Unidos

Publicação:

20120914175454fabinaobid.jpg
Diretora Tâmara (de cinza) e secretário Fabiano (à direita) participaram dos seminários sobre Segurança Cidadã no BID - Foto: Divulgação SJDH

O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, e a diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da SJDH, Tâmara Biolo Soares, participaram de segunda-feira (10) até a última quinta-feira (13) em Washington, Estados Unidos, de dois seminários promovidos pelo Banco Interamerciano de Desenvolvimento (BID). Segurança cidadã e prevenção social à violência foram os temas abordados nos encontros que reuniram representantes de países da América Latina. 

O secretário e a diretora participaram de oficinas sobre prevenção à criminalidade, em especial entre jovens e também conheceram experiências de ressocialização de jovens implantadas nos Estados Unidos. Tâmara, inclusive, foi convidada, na quarta-feira (12), para fazer uma manifestação na 5ª Clínica de Capacitação Intensiva em Segurança Cidadã do BID.

Os seminários, conforme Fabiano, evidenciaram uma preocupação mundial em relação ao envolvimento de jovens com a violência e também quanto à geração de oportunidades. O secretário destacou que as políticas que vêm sendo implantadas no Estado pela SJDH como, por exemplos, as ações de prevenção à criminalidade entre os jovens por meio do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) e a ressocialização dos adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) são políticas que estão em consonância com temas mundiais. “Os seminários reafirmaram que o nosso foco está absolutamente atualizado com o que é a preocupação das principais autoridades da América Latina”, afirmou Fabiano. 

Na mesma linha a diretora Tâmara compartilha da mesma opinião: “É uma grande satisfação ver que nossa estratégia de prevenção e redução da violência juvenil inscrita no POD não só está em consonância com o que está sendo feito no resto do mundo, mas também é pioneira em vários aspectos”.

Entre as políticas da SJDH voltadas para jovens, estão os Centros POD Juventude. Trata-se de espaços que possibilitam aos adolescentes e jovens, entre 14 e 24 anos, especialmente os que se encontram em situação mais vulnerável, o acesso à formação cidadã, a atividades de esporte, cultura e lazer e profissionalização, bem como o ingresso ao trabalho através da Lei da Aprendizagem. Em junho 2012, foi instalado o primeiro centro na Lomba do Pinheiro. Mais três centros devem ser implantados até o final do ano em outros três Territórios de Paz de Porto Alegre: Restinga, Rubem Berta e Cruzeiro.

O número de jovens e adolescentes atendidos nos Centros POD Juventude será ampliado com os recursos do BID que a SJDH, está captando no valor US$ 56 milhões. O dinheiro deverá começar a ser liberado em 2013. O financiamento também será usado para a construção de quatro unidades da Fase. Nos Estados Unidos, o secretário e a diretora se reuniram por uma hora com o vice-presidente de Setores e Conhecimento do BID, Santiago Levy Algazi, oportunidade em apresentaram os projetos que serão beneficiados com os recursos do banco. O financiamento do Estado com o Banco Interamericano, conforme informações repassadas ao secretário, está em um processo adiantado. A liberação dos primeiros recursos deve ocorrer no início de 2013.     

 

Além do secretário e a diretora do RS, a comitiva brasileira contou com representantes dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Rio de Janeiro. 

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos