Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Secretário visita Universidade de Passo Fundo para articular projetos para defesa do consumidor e migrantes

Publicação:

IMG 9716
O Secretário Mateus Wesp, esteve na Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) na manhã deste sábado (25) - Foto: Jéssica Moraes
Por Jéssica Moraes

O Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mateus Wesp, esteve na Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) na manhã deste sábado (25). O titular da Pasta se reuniu com a reitora Bernadete Dalmolin e professores para debater projetos em relação aos direitos do consumidor e também migrantes.

A UPF tem, por exemplo, o programa Balcão do Migrante e Refugiado que auxilia na regularização documental de estrangeiros. Os migrantes, principalmente da Venezuela, Haiti, Bangladesh e Senegal são atendidos pelo projeto. A iniciativa também presta apoio na solicitação de refúgio, tradução de documentos e questões sobre pedidos de naturalização.

Além disso, a UPF conduz o Balcão do Consumidor, em parceria com o Procon RS. A iniciativa foi pioneira no Estado. O Balcão tem como foco trabalhar a mediação nas relações de consumo e foi inaugurado em 29 de setembro de 2006.

Conforme o Secretário, “a ideia é que possamos trabalhar para expandir essas iniciativas para o maior número de municípios possível”.

A reitora se comprometeu em agendar novos encontros para verificar quais outros projetos podem ser contemplados em uma futura parceria com a pasta. “Vamos preparar um portfólio de projetos para apresentar para vocês. É uma alegria a possibilidade de trabalharmos em conjunto”, destacou.

Também estavam presentes no encontro o Diretor da Faculdade de Direito, Rogério Silva; o Presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo, Luís Fernando Pereira Neto; o Professor da Faculdade de Direito: Giovani Corralo; o Secretário Municipal de Assistência Social, Saul Spinelli; a Diretora do Departamento da Família e da Pessoa Idosa da SJCDH, Katiane Gehlen Bier e o assessor de gabinete Alexandre Moreira.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos