Serviços de acessibilidade são ampliados para a temporada de verão 2013/14
Publicação:

Os serviços do programa Verão numa Boa foram ampliados em todas as praias do litoral gaúcho. Em Capão da Canoa, uma das mais procuradas por turistas para o veraneio 2013/14 o Governo do Estado teve a preocupação de qualificar ainda mais os serviços de acessibilidade, oferecendo neste ano cadeira anfíbia, bicicleta e bocha adaptados, surf para vários tipos de deficiência e vôlei sentado.
Conforme a terapeuta ocupacional da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), Sabrina Pavani, a Fundação de Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul (Fundergs) e Universidade de Caxias do Sul (UCS) são parceiros dos serviços que proporcionam aos deficientes visuais e físicos realizar modalidades que normalmente não são desempenhadas por pessoas com algum tipo de limitação.
"O projeto é gratificante, as pessoas já estão procurando as atividades que nós realizamos com toda atenção e segurança possível, sempre em área onde estão os salva-vidas", disse Sabrina. A terapeuta ressaltou que o banho assistido na cadeira anfíbia é direcionado para pessoas que possuem mobilidade reduzida, idosos e gestantes. "O projeto Sentindo a Brisa do Mar pode ser utilizado por pessoas cegas, já que a bicicleta adaptada é dupla e o deficiente mesmo guiado por um instrutor pedala e tem todas as sensações como se estivesse guiando a bicicleta sozinha", destacou.
Sabrina afirma que a bocha adaptada funciona também na beira da praia e por pessoas com qualquer tipo de deficiência já que também pode ser jogada com o pé. A prancha para o surf adaptado é uma inovação que a partir da parceria entre Fundergs e UCS possibilita todas as sensações da prática do esporte. "Qualquer pessoa que possui os membros superiores firmes e consegue fazer o movimento pode praticar o vôlei sentado, uma das modalidades que também oferecemos este ano", ressaltou.
O projeto Praia Acessível estará em funcionamento sempre de sexta a domingo, das 9h às 12h e das 15h às 18h, na Casa de Governo, em Capão da Canoa. As atividades acontecem até o dia 9 de março.
Praia Acessível
O que: Bicicletas, cadeira anfíbia e surf para vários tipos de deficiência
Onde: Capão da Canoa
Quando: De janeiro a março de 2014, das 9h às 12h e das 15h às 18h.
Verão Inclusivo
O município de Arroio do Sal irá aderir ao programa de inclusão. Uma equipe de governo da secretaria de turismo do município já realizou treinamento e qualificação para realizar a atividade na praia e o vice-prefeito de Arroio do Sal, Patrique Sipriano participou do curso e, por ser cadeirante, realizou a atividade entrando no mar com a cadeira adaptada.
"A ideia é fazer com que a areia e as ondas deixem de ser barreiras para os portadores de deficiência que querem curtir o sol à beira-mar. Nós já temos toda estrutura para receber e acompanhar o visitante e no dia 10 de janeiro iniciamos as atividades em nosso município", disse o vice-prefeito.
Serviço
O que: Verão Inclusivo
Onde: Na beira-mar, no centro de Arroio do Sal, todas as sextas e sábados.
Quando: Durante toda temporada. Das 9h às 12h e das 15h às 18h.
(Texto: Daiane Roldão/Secom)