Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

SJCDH alinha ações com o Conselho Estadual dos Povos Indígenas

Publicação:

Numa sala ampla e bastante iluminada, ocorre a reunião dos representantes da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) os integrantes do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI). Nesta sala, três mesas retangulares e compridas foram posicionadas para facilitar o diálogo entre as partes. Na mesa situada no centro da imagem, estão quatro integrantes da SJCDH. Na mesa à direita, estão quatro conselheiros do CEPI — um homem indígena de cabelo curto e escuro que veste uma camiseta preta; uma mulher indígena de cabelo preto e liso que usa um cocar ornado com flores verdes na cabeça e brincos com penas amarelas nas orelhas; uma mulher indígena de óculos e cabelos grisalhos que usa um cocar ornado com penas brancas, pretas e cinza; e um homem branco de óculos de cabelo grisalho que veste uma camisa social amarela. Na mesa à esquerda, estão outros seis conselheiros e integrantes do CEPI, três homens indígenas de cabelo curto e preto,uma mulher branca de cabelo castanho, um homem branco de óculos e um homem negro de cabelo raspado.

Autoria da descrição da foto: Wagner Meirelles / Ascom SJCDH
A reunião serviu para construir pontes de diálogo com as comunidades indígenas. - Foto: Wagner Meirelles / Ascom SJCDH
Por Wagner Meirelles / Ascom SJCDH

A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) recebeu, na última quarta-feira (12), lideranças de três etnias indígenas do Estado em reunião com o Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI). O encontro serviu para construir pontes de diálogo com as comunidades indígenas, escutando as principais demandas dos representantes das etnias Xokleng, Mbyá-Guarani e Kaingang. Os indígenas Charrua também são contemplados pelo CEPI, mas os representantes da etnia não conseguiram comparecer na reunião.

Na oportunidade, o titular da SJCDH, Mateus Wesp, ressaltou a importância da representatividade no serviço público como um meio de oferecer maior efetividade na construção de políticas públicas de direitos humanos. “Enquanto Secretaria, viemos buscando identificar servidores concursados indígenas e a sua cedência para a pasta com a finalidade de trazer maior efetividade no atendimento das demandas das comunidades indígenas do Estado”, destacou Wesp. “Quando falamos em representatividade, estamos reconhecendo que a vivência das pessoas em sua diversidade é um elemento que faz total diferença no resultado final de nossas entregas para a sociedade. Em razão disso, os servidores indígenas que vierem compor a nossa Secretaria serão capazes de contribuir de forma permanente com políticas mais assertivas e, portanto, mais qualificadas para a sociedade gaúcha como um todo”, ressalta.



Durante a reunião, as lideranças pontuaram a necessidade do avanço na demarcação das terras indígenas e o secretário Wesp se disponibilizou para realizar a articulação com a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, que possui a prerrogativa para lidar com esta pauta.

A SJCDH se comprometeu a mediar audiências que envolvem outras pastas que tratam do tema, além de apoiar o X Fórum da Cidadania dos Povos Indígenas. Também ficou acordado a elaboração do Plano Estadual dos Povos Indígenas, com a priorização da demanda de criação do Fundo de Apoio aos Povos Indígenas, entre outras demandas que foram recebidas durante o encontro.

Estiveram presentes na reunião a subsecretária de Direitos Humanos, Inclusão, Igualdade e Fraternidade, Marcia Scherer; subsecretária adjunta de Direitos Humanos, Inclusão, Igualdade e Fraternidade, Samsara Nyaya; a diretora de Igualdade Étnico-Racial, Sanny Figueiredo; o diretor-adjunto de Igualdade Étnico-Racial, Eduardo Feron; o chefe da divisão da Comunidade Negra, Quilombolas e Povos de Terreiro, Pai Ricardo; a chefe da divisão de Proteção à Vida, Daniela Setim Rezner; o chefe da divisão de Povos Indígenas e outras Etnias, Affonso Sala; o secretário executivo do CEPI e servidor técnico da SJCDH, Cláudio V. D'Angelo; a assessora de gabinete do secretário, Aiesa Carolina; e os servidores de assessoria técnica, Marco Poglia, Gabrielle Araujo e Nathalia dos Santos Silva.

Dentre os conselheiros indígena, estiveram presentes: Ângela Braga, da etnia Kaingang, Aldeia Goj Kusa, em Água Santa; João Paulo Acosta, da etnia Mbyá-Guarani, Terra Indígena Ka’aguy Poty, de Estrela Velha; Marcelo Cabral Messa, da etnia Mbyá-Guarani da Aldeia Kurity, de Canela; Culá Maiuli Teié Lemos da Silva, da etnia Xokleng, da Retomada Xokleng Konglui, de Retomada São Francisco de Paula; Claudio Acosta, da etnia Mbyá-Guarani, da Aldeia Guajavy (Carola), de Charqueadas; e Moisés Silva, da etnia Kaingang, da Aldeia Fág Nhin, de Porto Alegre.

Representando as demais secretarias, compareceram à reunião: Gledson R. M. Dias, da Secretaria de Segurança Pública; Mauricio Neuhaus e Diocela Gonçalves, da Secretaria de Desenvolvimento Rural; Taiana Ramidoff, da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura; e Walmir Pereira, da Secretaria da Cultura. A servidora federal, Rosemeri Soares Siviero, da Secretaria Especial de Saúde Indígena, participou da reunião enquanto ouvinte.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos