SJCDH alinha projetos com a Rede Calábria
Publicação:
![Em plano médio, estão reunidos em pé e posando para a foto a secretária adjunta, Caroline Moreira, uma mulher negra de cabelo preto e cacheado, que veste um blazer branco, uma camisa social lilás e uma calça social branca; [...]](/upload/recortes/202304/20180754_111352_GD.jpg)
A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) alinha agenda com representantes da Rede Calábria, nesta quinta-feira (20). O objetivo do encontro foi mapear as regiões do Estado atendidas pela entidade, aproximando as iniciativas já existentes dos projetos elaborados pela Secretaria. A Rede Calábria presta serviços através de projetos socioassistenciais e educacionais, que envolvem família, escola e comunidades, com o intuito de minimizar a vulnerabilidade social e as violações de direitos.
De acordo com a secretária adjunta, Caroline Moreira, a pasta vem mapeando iniciativas que atendem aos públicos-alvo da SJCDH com o fim de fortalecer as redes de apoio às populações vulneráveis. “É importante fazermos esse trabalho de mapeamento das iniciativas que já ocorrem em todo o Estado para que possamos ser parceiros na defesa dos direitos humanos”, destaca Caroline. “Deste modo, fortalecemos as redes de instituições e órgãos atuantes, ampliando o acesso a direitos fundamentais para a população gaúcha, por um custo menos oneroso para o Governo do Estado, visto que essas parcerias aproveitam a infraestrutura e a expertise de quem atua na defesa dos direitos humanos há longa data”, ressalta
O padre e diretor-geral da Rede Calábria, Gustavo Bonassi, pontuou que o apoio do poder público é fundamental para dar continuidade à assistência das populações marginalizadas da sociedade. “A aproximação com o poder público é fundamental para que possamos executar todos os nossos programas juntos, um ajudando o outro”, observa Bonassi. “Os desafios são enormes em todos os sentidos, mas, quando estamos unidos, conseguimos responder com maior efetividade às demandas das comunidades, das pessoas mais pobres e marginalizadas”, complementa.
Estiveram presentes na reunião, o diretor de Políticas para a Criança, Juventude e Adolescente, João Pedro de Azevedo; a diretora-adjunta do departamento da Pessoa Idosa e das Famílias, Roberta Miranda; a assessora, Karina Limeira; a coordenadora do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte no Estado do Rio Grande do Sul (PPCAM), Wanessa Buarque; e a coordenadora de mobilização de recursos da Rede Calábria, Isabel Lobato.