SJDH apresentará carta consulta na Cofiex para financiamento do BID
Publicação:

A Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) cumprirá no próximo dia 23 mais uma etapa dos trâmites para a busca de um financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na oportunidade, a equipe da SJDH apresentará a carta consulta para a Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério do Planejamento, responsável pelo aval para a secretaria negociar o empréstimo de US$ 150 milhões. Os recursos serão aplicados em ações sociais nas comunidades com altos índices de criminalidade.
Um importante passo para a SJDH conseguir o financiamento foi dado na última quinta-feira, quando o governo federal autorizou a ampliação da capacidade de endividamento do Estado, possibilitando fazer empréstimos para investimentos. A autorização foi assinada pela presidente Dilma Rousseff em solenidade no Palácio do Planalto com a presença do governador Tarso Genro.
- Foi mais uma etapa vencida e fundamental para conseguirmos recursos para o POD (Programa de Oportunidades e Direitos) – afirmou o secretário Fabiano Pereira, que no dia 23 estará em Brasília para apresentar a carta-consulta.
O POD prevê um conjunto de ações na área social, principalmente para jovens que vivem em comunidades carentes e conflagradas pela violência. Haverá também projetos voltados para os egressos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase).
O secretário Fabiano apresentou o projeto aos dirigentes do BID em maio deste ano, oportunidade em que os representantes elogiaram a proposta, especialmente por ser voltado a investimentos sociais.