STDS finaliza curso de capacitação regional para programas do MDS
Publicação:

A Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul (STDS) realizou, entre os dias 05 e 09 de novembro, o curso Conceitos e Técnicas de Diagnóstico para programas do MDS no âmbito do Programa Brasil Sem Miséria. O evento trouxe a Porto Alegre servidores de secretarias estaduais da área de Desenvolvimento Social dos estados de Santa Catarina e Paraná, além de técnicos do ministério. “Essas ações são extremamente importantes no sentido de capacitar os nossos servidores para que possamos acessar e executar o maior número de programas sociais desenvolvidos pelo MDS”, afirmou a secretária adjunta do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Walkíria Bopp, que representou o secretário Luís Augusto Lara na cerimônia de encerramento e entrega dos certificados. As aulas foram ministradas no Centro de Treinamento da Procergs.
Entre os temas desenvolvidos na programação, estiveram “A gestão do SUAS com foco na Vigilância Social e seus aspectos conceituais”, “Subsídios para elaboração de diagnóstico socioeconômico para estados e municípios com base no Censo Demográfico, PNAD, Pesquisas Econômicas do IBGE”; “Ferramentas informacionais, Matriz de Informações Sociais e Data Social”. “Sistemas deinformações para auxiliar o monitoramento e avaliação de políticas sociais: MI SOCIAL – Tabelas Sociais, MI Vetor, Relatórios de Informações” e Cadastro Único - Ferramentas de Visualização: TabCad - Tabulador de Microdados do CadUnico e CECAD Consulta Extração Seleção do CaÚnico.
Para a servidora Neiva Silvana Hack, da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social do Paraná, “a estrutura montada pela STDS e a qualidade dos técnicos que ministraram os programas foi das melhores, contribuindo para o aprendizado”.
Também estiveram presentes à solenidade de encerramento a Diretora do Departamento de Assistência Social da STDS, Carla Capitanio, e o Chefe de Divisão do Departamento Financeiro da STDS, André Hochmüller.