Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

STDS reúne-se com representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Publicação:

Isabel Costa salientou o sucesso do RS na execução do Pronatec Brasil Sem Miséria
Isabel Costa salientou o sucesso do RS na execução do Pronatec Brasil Sem Miséria - Foto: Mário Gaist

A Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) recebeu, nesta quinta-feira (21), a assessora do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Isabel de Souza Costa, para tratar da vinda da ministra Tereza Campello e da presidente Dilma Rousseff ao Rio Grande do Sul, no início do mês de abril. Durante a reunião, foram debatidos assuntos referentes ao evento conjunto de ampliação da transferência de renda do RS Mais Igual e de uma formatura com mais de dois mil alunos dos cursos do Plano Estadual de Qualificação Profissional, coordenados pela STDS.

De acordo com a assessora do MDS, Isabel Costa, o evento faz parte das estratégicas de superação da pobreza extrema, por meio das ações do Programa Brasil Sem Miséria. “Este evento será um grande desafio, por isso é fundamental mantermos a parceria entre os governos Federal, Estadual, municípios e unidades ofertantes”, afirmou. Costa salientou, ainda, o sucesso do Rio Grande do Sul diante dos demais Estados na questão da execução do Pronatec Brasil Sem Miséria. “Mais de 20% da oferta dos cursos no Brasil está localizada aqui no RS, Estado que mais qualificou pessoas em 2012”.

O titular da Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, destacou que, neste ano, o trabalho da pasta estará voltado para a redução dos níveis de evasão dos cursos e para que a oferta esteja cada vez mais de acordo com as demandas identificadas nos municípios. “Com a orientação da ministra Tereza Campello, colocamos as vagas à disposição nas Secretarias Municipais de Assistência Social, para darmos a oportunidade de qualificação profissional ao público dos programas sociais como o Bolsa Família. Assim, somos os detentores da maior formação brasileira e da maior formação em um ano no Estado, com dados que ultrapassam os últimos dez anos somados”, salientou.

Participaram do encontro, representantes da Casa Civil, Institutos Federais, SENAI, SENAC, e Departamentos do Trabalho e da Assistência Social da STDS.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos