STDS vai orientar vagas de qualificação para atender demanda da Celulose Riograndense
Publicação:

A forte demanda por qualificação para os futuros trabalhadores do Projeto Guaíba 2, da Celulose Riograndense, definiu a priorização de 40% das vagas em cursos profissionalizantes em 23 municípios da Região Metropolitana. A informação foi dada pelo secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, nesta quinta-feira (17), durante encontro realizado pela empresa com prefeitos e autoridades municipais e estaduais. “Vamos ter a possibilidade de contar com essas cerca de 8 mil vagas para direcionarmos, prioritariamente, para atender a essa demanda do maior investimento privado da história estadual, que será feito aqui em Guaíba”, disse Lara.
De acordo com o secretário, estão pactuadas cerca de 26,3 mil vagas em cursos do Pronatec FIC, Planteq e Projovem nesses 23 municípios, durante este ano. “Temos uma chance enorme de garantir que as pessoas não apenas se qualifiquem, principalmente aquelas de menor renda e que estão em programas sociais, mas sobretudo que elas saiam dos cursos já empregadas”, sustentou.
Na apresentação feita pela Celulose Riograndense, foi estimado em 8,4 mil o número de trabalhadores necessários durante todo o prazo de consolidação do empreendimento, sendo cerca de 6 mil para a área da construção civil, e outros 2,4 mil para o setor metalomecânico. “Esse é um investimento para o qual não basta apenas os recursos financeiros, mas também o apoio das autoridades municipais e estaduais, sobretudo no sentido de qualificarmos a mão de obra necessária, o que vai gerar emprego e renda para milhares de pessoas em todas essas 23 cidades que estão se agregando ao empreendimento”, afirmou o presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes.