Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Técnicos do MDS e da Secretaria do Trabalho elaboram a implementação do edital para construção de cisternas no Estado

Publicação:

 

Para auxiliar os municípios que estão em situação de emergência devido à estiagem, foi lançado e o edital para a construção de cisternas destinado aos municípios gaúchos em situação de emergência devido à estiagem.  Nesta semana, técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e da Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS) estão elaborando como a ação será implantada no Rio Grande do Sul.

O edital prevê à implementação de tecnologias sociais com a finalidade de captar e armazenar água da chuva em propriedades rurais do Estado. Serão liberados R$ 12,3 milhões para a construção de reservatórios de água com capacidade de 16 mil litros, que abastecem uma família de cinco pessoas, por aproximadamente sete meses. Estão previstas as construções de cerca de 400 cisternas por município.

O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara, esteve, no inicio do mês de janeiro em Brasília, acompanhado de prefeitos e lideranças da metade Sul do Estado. O gestor buscou recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para a construção de construção de cisternas. O MDS, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), abriu o edital específico para a construção de cisternas no Estado.

 

 

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos