1º Mutirão do Emprego mobiliza cerca de duas mil pessoas em Pelotas
Publicação:

Neste sábado (03), a Agência FGTAS/Sine Pelotas realizou a primeira edição do Mutirão do Emprego. Ao todo, foram ofertadas 523 vagas de trabalho, por meio de uma parceira firmada entre a Agência e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), além de empresas do comércio, varejo, vestuário e setor de serviços. Durante todo o dia, funcionários da Agência fizeram o primeiro contato com os candidatos que concorrem às vagas e, após, as empresas participantes realizaram o trabalho inicial de seleção.
De acordo com a trainee de uma empresa do ramo de atacado e varejo, Edna Ferraz, o trabalho da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), está sendo fundamental para auxiliar na intermediação de mão de obra da empresa, que será inaugurada em Pelotas no mês de outubro. “Estamos há 20 dias na cidade e a Agência FGTAS/Sine já nos abriu muitas portas, cedendo este espaço para fazermos o encaminhamento do pessoal que poderá ocupar as 285 vagas que disponibilizamos em diversas áreas,” afirmou. Ferraz também esclareceu como funcionará o processo de seleção da rede: “Aqui no Mutirão, os interessados preenchem um formulário de solicitação de emprego e, após a análise dos mesmos, a empresa fará entrevistas com os escolhidos. Também temos vagas que não exigem experiência, o que irá ajudar muitas pessoas, que pretendemos contratar ainda neste mês.”
A delegada Regional do Trabalho em Pelotas, Kenia Pinheiro, considerou a ação como um sucesso total, no que se refere às vagas ofertadas e à adesão do público. “Nossa meta inicial era disponibilizar 100 vagas de emprego e o total foi elevado para mais de 500, com a participação de cerca de duas mil pessoas, bem acima do esperado.” Kenia afirmou que a ideia é realizar Mutirões a cada 60 dias, sendo os próximos, divididos por setor, como forma de dinamizar o processo e identificar as vagas que não foram preenchidas para que, com o auxílio da comissão de emprego, sejam viabilizados cursos de qualificação para promover a inclusão produtiva dos cidadãos. “Nossa próxima atividade será voltada para o preenchimento das vagas nas indústrias de conservantes. No dia 27 de setembro, nossa Agência, junto à comissão municipal de emprego, fará uma avaliação do Mutirão, trabalhando com dados reais no que se refere à qualificação profissional, prioridade da STDS.”
O secretário Luís Augusto Lara esteve representado no evento pelo chefe de Gabinete da FGTAS, Rodrigo Ribas, o qual destacou que a iniciativa de realizar Mutirões do Emprego é “uma forma nova que a FGTAS, com o apoio do secretário Lara, encontrou para levar o governo ao encontro dos trabalhadores.” Ribas ressaltou, ainda, que, diante da relevância que o evento apresentou, a Fundação irá auxiliar a Agência com recursos humanos para proporcionar maior qualidade no atendimento à população que busca a inserção no mercado de trabalho.
Oportunidade de geração de renda para os jovens
O 1º Mutirão do Emprego também teve a participação de muitos jovens, que almejam ganhar o seu próprio salário, bem como adquirir experiência profissional e melhorar suas condições de vida. Este é o caso de Jéssica Dutra, que com 19 anos se inscreveu na vaga de empacotador e repositor de mercadorias. “Estou muito ansiosa com a entrevista de emprego, pois esta será minha segunda oportunidade de trabalhar, mas a primeira que terei a Carteira de Trabalho assinada, o que me ajudará bastante,” apontou a jovem.