150 anos da Imigração Italiana no RS são homenageados durante a 39ª Cavalgada do Mar, no litoral gaúcho
O evento teve início no dia 22 de fevereiro e será finalizado na sexta-feira (28/2).
Publicação:

A Comissão Oficial responsável pelos festejos dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul participou da 39ª Cavalgada do Mar, no litoral gaúcho. Neste ano de 2025, o tradicional desfile homenageou o marco dos 150 anos da chegada dos imigrantes italianos ao Estado.
O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e presidente da Comissão, Fabrício Peruchin, integrou o grupo de cerca de 490 cavalarianos que partiu, na quarta-feira (26/2), pela beira da praia de Imbé em direção a Capão da Canoa.

“Foi uma verdadeira honra representar a Comissão neste evento, que é repleto de significados, seja por destacarmos nossas tradições ou por valorizarmos nossas praias gaúchas. Além disso, foi muito bonita a homenagem aos 150 anos da chegada dos imigrantes italianos ao RS”, disse Peruchin. “A história gaúcha foi moldada pelos trajetos realizados a cavalo, especialmente para os imigrantes italianos.”

Este foi apenas um dos trajetos percorridos pelo grupo no evento, que iniciou a jornada no sábado (22/2), em Cidreira, e concluirá o percurso na sexta-feira (28/2), em Torres.
Jantar comemorativo em Imbé
Na última segunda-feira (24/2), a Comissão Oficial responsável pelos 150 anos da Imigração Italiana no RS participou do jantar comemorativo da 39ª Cavalgada do Mar. O evento foi realizado no Parque de Rodeio, em Imbé/RS.
Sobre a 39ª Cavalgada do Mar
O evento é organizada pelo Instituto Cavalgado do Mar e percorre o litoral gaúcho promovendo o companheirismo entre os participantes. O desfile ocorre anualmente desde 1984 e é considerado um dos maiores do mundo, atraindo milhares de participantes.
Sobre a comissão
O governador Eduardo Leite estabeleceu, em abril de 2024, uma Comissão Oficial para organizar os festejos estaduais que marcam esse processo migratório. Assim, o Decreto 57.558/2024 reúne diversas secretarias de Estado e convida instituições a refletir, debater e contribuir para a realização das ações e eventos que estão programados ao longo de 2025. A marca oficial diz: “150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul: Nossa história é feita de futuros”.
Imigração italiana no RS
No ano de 2025, comemoram-se os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, cujo marco será o dia 20 de maio, pois, em 1875, chegaram a Nova Milano, atual distrito de Farroupilha, os primeiros imigrantes italianos. O primeiro ciclo migratório ocorreu entre 1875 e 1914, trazendo para o Estado cerca de 84 mil pessoas, que deixaram a Lombardia, o Vêneto e o Tirol em busca de oportunidades e fugindo das tensões que culminaram na Primeira Guerra Mundial. O ápice da imigração foi entre 1884 e 1894, com a chegada de 60 mil italianos, que ajudaram a forjar o Estado