Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Alunos do Na Cozinha com a Languiru do CJ Cruzeiro realizam cerimônia de conclusão do curso

Publicação:

Aluna Nathali Santos com a professora Christiana Garcia
Aluna Nathali Santos com a professora Christiana Garcia
Por Alessandro Sasso

O CJ Cruzeiro realizou a certificação dos alunos que participaram do curso Na Cozinha com a Languiru no segundo semestre de 2022, nesta quarta-feira (08). Os jovens concluíram a capacitação que é uma parceria entre a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e a Cooperativa Languiru. 

O curso de formação complementar, ministrado pela chef Christiana Garcia, instrui a preparar entradas, pratos principais e confeitaria, além de conceitos sobre insumos e empreendedorismo. “O intuito foi trazer conhecimento e vivência dentro da cozinha como um todo para que eles se coloquem dentro do mercado de trabalho e conquistem seu espaço com autoridade e segurança”, afirma. 

Oportunidades de capacitações gratuitas qualificadas são fundamentais para jovens de periferia, segundo a aluna Nathali Santos, que atualmente está empreendendo na área da gastronomia com uma doceria. “É um aprendizado único que tivemos no Centro da Juventude. E, além de tudo, o curso acaba tendo um caráter preventivo, porque, se estamos aqui aprendendo, sabemos que estamos nos direcionando para o caminho certo”, afirma. 

Além de aulas práticas, os participantes puderam visitar a fazenda da cooperativa Languiru, em Teutônia, e entender como se dão todos os processos de produção de laticínios e demais produtos comercializados pela empresa. 

Estiveram presentes na cerimônia de certificação o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mateus Wesp, o gerente executivo de recursos humanos e desenvolvimento cooperativo da Languiru, Alexandre Schneider, o coordenador estadual da Central Única das Favelas no RS, Paulo Daniel Santos, a diretora de igualdade étnico-racial da SJCDH, Sanny Figueiredo, representantes do Programa de Oportunidades e Direitos da SJCDH, coordenadores dos CJ Cruzeiro e Viamão e familiares. 

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos