Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Bens do primeiro leilão que repassará recursos para o Fundo sobre Drogas são apresentados

Publicação:

20120905182556claudio-fachel.jpg
Secretário Fabiano, junto com representantes da Comissão de Licitação, Solimar Amaro (à esq.) e Edison Rangel, foram conhecer - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

Parte dos bens apreendidos com traficantes que irá a leilão, no dia 12 de setembro, no auditório da Caixa Econômica Federal (Rua Sete de Setembro, 1001), foram apresentados na tarde desta quarta-feira (05), em Porto Alegre. No depósito localizado na Avenida Vicente Monteggia, bairro Cavalhada, estão alguns dos 86 carros e 28 motos que serão leiloados e terão a arrecadação repassada para projetos de enfrentamento às drogas.

Uma aeronave, dois caminhões, joias e imóveis, que também fazem parte do arremate, estão em outros depósitos e foram apresentados por meio de fotografias. Acompanhado pela Comissão de Licitação do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, destacou a importância desse primeiro leilão que terá 60% da arrecadação repassada ao Fundo Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas para ser aplicado em ações de combate, tratamento e prevenção. O restante dos recursos será repartido entre Ministério Público (10%), Poder Judiciário (10%) e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (20%), que coordenará o leilão.

O repasse das verbas ao fundo poderá ser feito graças à assinatura, em 2011, de um termo de cooperação com o Governo Federal, Tribunal de Justiça e Ministério Público para que os bens apreendidos se transformem em arma contra o próprio tráfico. O termo está previsto no Sistema Estadual de Políticas Públicas pela SJDH, que prevê o uso de materiais e recursos apreendidos pelas polícias ou entidades que trabalham com o tema, além da destinação de parte dos recursos dos leilões. "Antes, esses bens ficavam envelhecendo e muitos não tinham a destinação que deveriam. Agora, eles vão a leilão e o dinheiro servirá para prevenção, tratamento e repressão. É o contraveneno, usar o dinheiro do tráfico contra o próprio tráfico, o que para nós tem um símbolo ainda maior que é a descapitalização e combate ao crime organizado", disse Fabiano.

O secretário lembrou, ainda, que os leilões irão trazer economia para o Estado que paga diárias para deixar esses carros em depósitos. Ele defendeu que o Executivo tenha um pátio único estadual para guardar o que for apreendido com os traficantes. "Assim teremos maior controle e diminuiremos o tempo que esses bens ficam parados. Com isso, poderemos ajudar as comunidades terapêuticas e prevenir esse mal que é a droga", acrescentou.

Qualquer pessoa pode participar do leilão. Os bens estarão abertos à visitação na próxima segunda-feira (10) e terça-feira (11). Há grande diversidade de modelos e anos dos carros que vão desde 1974 a 2008, a maioria em bom estado. Os que mais chamam a atenção são um Maverick (1974) e uma BMW (2001), avaliada em R$ 5 mil. Mais informações sobre o leilão no site www.pietosoleiloes.lel.br.

 

 No leilão da próxima quarta-feira, serão colocados no arremate mais de 100 veículos apreendidos com traficantes

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos