Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Como Identificar

As pessoas que fazem uso abusivo de algum tipo de entorpecente costumam apresentar sinais, conhecer esses sinais pode ajudar alguém próximo do adicto a identificar o problema e o abordar oferecendo ajuda.

Atendimento

Dentre os muitos sinais que podem ou não serem observados, e que, conjuntamente, podem indicar tanto situações momentâneas de ânimo e problemas de saúde, quanto a utilização de drogas, destacamos alguns, pontuados pela Polícia Civil[1]:

  • Sinais físicos: fadiga, cansaço, queixas contínuas sobre saúde, olhos congestionados, vermelhos e sem brilho, tosse permanente, insônia ou sonolência excessiva, alteração acentuada de apetite (a maconha aumenta e a cocaína e o crack diminuem, por exemplo), lesões ou irritações no nariz;
  • Sinais emocionais: mudanças de características de personalidade, mudanças rápidas de humor, comportamento irresponsável, pouco amor próprio ou autoestima, diminuição do raciocínio, depressão e falta geral de interesse;
  • Sinais na família: desobedecer às regras, retrair-se ou deixar de se comunicar com a família, ter atitudes impulsivas, reação defensiva quando mencionam drogas, ocorrer o desaparecimento de objetos e valores em casa ou no trabalho, bem como possíveis cheiros estranhos na roupa e na boca;
  • Sinais na escola: diminuição da motivação, falha nas tarefas e deveres, notas mais baixas, ausências frequentes e problemas de disciplina;
  • Sinais na vida social: mudança súbita de grupo de amigos, mudanças no estilo de vida que se refletem no abandono da prática dos esportes favoritos e nas práticas de lazer.

[1]  Divisão de Prevenção e Educação. Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico. Polícia Civil. Estado do Rio Grande do Sul. Prevenção às drogas: responsabilidade de todos! Rio Grande do Sul, 2014.

Cartilhas de orientação produzidas pelo Governo Federal

Álcool e Jovens
Esta série, construída com base nas necessidades expressas por múltiplos setores da população e em conhecimentos científicos atualizados, procura apresentar as questões de forma leve, informal e interativa com os leitores.
Ver publicação 

Legislação e Políticas Públicas sobre Drogas no Brasil
Legislação e Políticas Públicas sobre Drogas no Brasil, uma compilação que inclui tanto as orientações políticas como os mecanismos legais vigentes no país sobre o tema das drogas.
Ver publicação 

Drogas Psicotrópicas
Livreto Informativo Sobre Drogas Psicotrópicas
Ver publicação 

Cartilha Sobre Tabaco
Esta cartilha apresenta dados atualizados e científicos sobre esse tema tão relevante e, ao mesmo tempo, tão delicado.
Ver publicação 

Cartilha sobre maconha cocaína e inalantes
Esta cartilha oferece, em poucas páginas, informações científicas atualizadas sobre algumas drogas. O objetivo é contribuir para que nós, brasileiros, possamos exercer nosso direito de ter acesso a dados científicos numa área dominada por crenças e preconceitos.
Ver publicação 

Cartilha para pais de crianças
Essa cartilha é dirigida a pais de crianças e tem o objetivo de sugerir atitudes que podem ser adotadas na educação dos filhos para que, mais tarde, eles tenham poucas chances de virem a abusar de álcool, cigarros e outras drogas.
Ver publicação 

Cartilha para pais de adolescentes
Essa cartilha visa orientar pais de adolescentes e oferecer informações e orientações para ajudá-los a transformar a energia muitas vezes consumida pela ansiedade, em iniciativas produtivas que contribuam para que os riscos de seus filhos terem problemas com bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas sejam minimizadas.
Ver publicação 

Cartilha para educadores
Educadores de ensino fundamental e médio são, cada vez mais, cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública para abordarem a questão das drogas em sala de aula, e para saberem lidar de modo efetivo com alunos que necessitam atenção especial nessa questão.
Ver publicação 

Cartilha Mudando Comportamentos
Esse caderno de atividades é destinado a todos aqueles que estão um pouco, ou muito, incomodados com seu próprio consumo de alguma substância, seja bebida, cigarros, maconha, calmantes, cocaína ou outras substâncias.
Ver publicação 

Abaixo é possível encontrar serviços que atendem adictos e suas famílias

Conteúdos relacionados

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos