Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Conferência LGBT encerra com a Parada Livre no domingo

Publicação:

20111021174641lgbrconferencia1.jpg
Depois do crendenciamento, na tarde desta sexta-feira, começaram os painéis - Foto: Paola Marcon

O salão do City Hotel, na Capital, ficou lotado na tarde desta sexta-feira (21) com a realização da 2ª Conferência Estadual para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). Depois do credenciamento dos cerca de 300 participantes, começaram os painéis. “Homo-lesbo-transfobia no contexto local e nacional” e “A construção da cidadania LGBT” foram os temas abordados ao longo da tarde por nomes considerados referência no assunto, como a desembargadora aposentada Maria Berenice Dias e a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rosimeri Aquino da Silva.

Por conta de sua experiência como educadora, a professora falou sobre os diferentes tipo de discriminação que ocorrem nas escolas. Ela destacou que "a vida deve ser organizada com amor, paz, alegria e muitas cores".

Já a abertura oficial da conferência, ocorrerá às 19h30min com a presença do governador Tarso Genro, da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, e do secretário da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Fabiano Pereira.

O evento prossegue neste sábado com o painel “A construção de políticas Públicas para a população LGBT” e com os grupos de trabalho. Na oportunidade, os participantes irão debater e apresentar propostas sobre temas relevantes para a população, como saúde, educação, combate à violência e direitos humanos. Ao final do dia, será feita a eleição dos delegados que participarão da 2ª Conferência Nacional LGBT.

A conferência, que tem como tema “Por um Rio Grande Livre de Homofobia, Construindo a Cidadania LGBT”, encerra no domingo (23) com a 15ª Parada Livre. A atividade ocorrerá no Parque da Redenção, a partir das 17h, e terá a presença da militante do movimento LGBT, lésbica e ex-BBB Angélica Morango.

O material produzido nos três dias da conferência servirá para apoiar a programa "Rio Grande Sem Homofobia”, campanha lançada pelo governo do Estado, em junho deste ano. A 2ª Conferência Estadual LGBT foi organizada com a participação de diversas secretarias de Estado, principalmente as que são ligadas com o tema.

Arquivos anexos

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos