Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Dia Internacional do Orgulho Gay será marcado por diversas atividades na Capital

Publicação:

20120627182908dsc-0003.jpg
Exposição no hall do Centro Administrativo é uma das atividades que marcarão o Dia Internacional do Orgulho Gay - Foto: Comunicação SJDH

Dados apurados junto ao Disque Direitos Humanos (Disque 100) revelam que, em média, três pessoas são vítimas de discriminação homofóbica por semana no Estado. Para mudar essa realidade, a Coordenadoria de Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) aproveitará o Dia Internacional do Orgulho Gay, celebrado nesta quinta-feira (28), para promover atividades para mobilizar e conscientizar a sociedade em relação à criminalização da homofobia. 

Uma exposição na recepção do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) e a iluminação com as cores do arco-íris naquele prédio, além do Palácio Piratini e Monumento ao Expedicionário do Parque da Redenção são as ações que marcarão esta quinta-feira no Estado. A atividade Rio Grande em Cores tem a parceria da prefeitura de Porto Alegre. 

No Rio Grande do Sul, ainda segundo dados do Disque 100, foram registradas 80 denúncias de casos de homofobia no período de janeiro a junho deste ano. Os números equivalem a 13 vítimas por mês. 

O coordenador de Diversidade Sexual da SJDH, Fábulo Nascimento da Rosa, afirma que, ao longo da história, a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) foi oprimida e a orientação sexual foi sempre associada à vergonha. "É neste sentido que celebramos o Dia do Orgulho LGBT, como uma forma de afirmação daquilo que simplesmente somos, e não inerentes a cada indivíduo. É a não aceitação à livre expressão e o desrespeito à diversidade que geram os graves índices de violência contra esta população e, por serem dados graves, é que nos comprometemos cada vez mais com essa política", completou o coordenador. 

Uma rede de proteção dos direitos humanos voltada à população LGBT também será criada no Estado para monitorar e acompanhar as vítimas e as denúncias de casos de homofobia encaminhadas pelo Disque Direitos Humanos. A decisão foi tomada na última terça-feira no I Encontro Estadual de Gestores e Gestoras de Políticas Públicas LGBTs. 

Seminário 
No dia 3 de julho, a coordenadoria de Diversidade Sexual, em parceria com a Unicruz, realiza o Seminário Regional Rio Grande Sem Homofobia. O encontro, que ocorrerá no prédio 16 da universidade, tem por objetivo capacitar servidores municipais e estaduais da saúde, educação, segurança pública, assistência social e cultura, bem como ONGs que atuam no enfrentamento à homofobia, sobre temas como livre orientação sexual, identidade de gênero e enfrentamento à violência. As inscrições podem ser feitas pelo site http://nic.unicruz.edu.br/lgbts/srrgshca

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos