Diretora de Justiça, Viviane Viegas, conclui curso sobre o tráfico de pessoas, trabalho forçado e exploração sexual infantil
As atividades foram realizadas em El Salvador
Publicação:
Durante a semana passada, a diretora do Departamento de Justiça da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e Delegada de Polícia, Viviane Nery Viegas, esteve em formação no Internacional Law Enforcement Academy (ILEA), em San Salvador. Foram 40 horas-aula abordando temas como o tráfico de pessoas, trabalho forçado e exploração sexual infantil.
A Delegada fez parte da delegação Brasileira destacada para o curso intitulado “Human Trafficking and Child Exploitation (MASTER)”, o qual teve o apoio do Escritório de Investigações de Segurança Interna dos Estados Unidos da América (HSI). Além dela, estavam presentes outros quatro representantes do Brasil e mais vinte representantes entre os países da Colômbia, Bahamas, México, Bolívia e El Salvador. O convite para o treinamento ocorreu em razão da atuação proativa do Estado no enfrentamento ao trabalho forçado e foi financiado pelo Governo Americano.
“Precisamos conhecer mais sobre as realidades dos países latino-americanos e compreender as tendências sobre o tráfico de pessoas, seja interno ou externo, no país”, disse a Diretora. “Com isso, poderemos avançar em políticas públicas de assistência às vítimas e, principalmente, de prevenção a estes crimes”, completou.
A cerimônia de encerramento ocorreu no dia 16 de fevereiro e contou com a presença do Embaixador do Brasil em El Salvador, Sr. Luiz de Aguiar, e do membro da HSI em El Salvador, Barrett McDaniel.
Lista da Delegação Brasileira:
-Delegado Federal Leonardo Henrique Gomes Rodrigues;
-Delegado de Polícia Civil do Rio Grande do Norte Ricardo Eduardo Lins Batista Neto;
-Delegada de Polícia do Rio Grande do Sul Viviane Nery Viegas;
-Procurador da República – MPF Gustavo Nogami;
-Inspetor da Polícia Civil do Rio de Janeiro Samuel Nascimento de Souza.