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Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

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Educação e Inclusão Social

Publicação:

Por Mauro Hauschild

Diariamente deparamos com a necessidade de definir estratégias para a implementação de políticas públicas. A dificuldade em prover ações a longo prazo e a escassez de recursos contribuem para que as iniciativas se apresentem co- mo ilhas isoladas. As mobiliza- ções voltadas ao enfrentamento do preconceito, da violência e da intolerância têm nascido de fatos sociais de grande repercussão, po rém que se assentam como poeira após o vendaval.

Mas há uma onda crescente de pessoas e instituições cujas ideias começam a produzir resultados para erradicação desses males. No campo político, o Congresso tem encaminhado medidas legislati vas voltadas ao enfrentamento do preconceito. O Judiciário tem si do efetivo no sentido de ampliar a participação de mulheres e popu- lação negra no processo eleitoral. No RS estão sendo incentivadas as relações transversais e desenvolvidas ações para garantir maior efetividade das políticas públicas, fortalecendo ações repressivas contra o preconceito e a violência. Além disso, trabalha-se em ações transversais para viabilizar a capacitação de agentes públicos na efetivação e respeito aos direitos humanos.

"O enfrentamento ao preconceito estrutural passa pela necessidade de garantir o acesso a educação, saúde, saneamento, moradia e transporte coletivo."

Nosso desafio é integrar políticas públicas a partir de ações ativadas planejadas, com indicadores e avaliação dos resultados. Somente assim poderemos arquitetar um projeto de enfrentamento ao preconceito, violência, intolerância e indiferença, apto a promover uma mudança cultural. Além disso, a política pública de ve ter sua proliferação nas escolas, já que somente a partir da educa ção é que poderemos quebrar as estruturas existentes e reconstruir uma nova realidade, a partir das nossas crianças e jovens.

É dever do Estado e de toda a sociedade desenvolver ações para a promoção da inclusão social. A luta no enfrentamento ao precon ceito estrutural passa pela necessi dade de garantir o acesso a educa ção, saúde, saneamento, moradia e transporte coletivo. Podemos e devemos agir pela mitigação dos diversos problemas sociais que vivenciamos. A erradicação do preconceito e da exclusão social somente será possível através da educação e pela verdadeira inclusão social.

Publicado em 23/12/20 na edição impressa do Gaúcha ZH  Educação e Inclusão Social (.pdf 764,68 KBytes)

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos