Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Fórum de Convivência Inter-religiosa terá reuniões itinerantes e o Segundo Congresso Estadual sobre a temática em 2024

O objetivo é promover uma cultura de paz, de diálogo e de entendimento, bem como de fortalecer a cidadania

Publicação:

Integrantes do Convir-RS posados para a foto.
Integrantes das 13 tradições religiosas que integram o Convir-RS - Foto: Giovanni Disegna/ ASCOM SJCDH
Por Giovanni Disegna/ ASCOM SJCDH

O primeiro ano de atuação do Fórum de Convivência Inter-religiosa do Rio Grande do Sul (CONVIR-RS) - instaurado pelo Decreto 57.140/2023 - foi de intenso trabalho para o início da articulação religiosa no Estado. Em 2024, as reuniões mensais serão realizadas de maneira itinerante, assim as tradições interessadas poderão sediar os encontros. Além disso, o segundo Congresso será realizado no dia 13 de agosto. 

O Fórum possui a missão de desenvolver articulações para instaurar no Estado um ambiente de paz, de diálogo e de entendimento, fortalecendo a cidadania e o respeito aos direitos humanos entre as tradições religiosas. Para isso, a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) é responsável por organizar o alinhamento entre os líderes religiosos.

Segundo o Secretário da Pasta, Fabrício Peruchin, a atuação da SJCDH nesse processo é um trabalho de articulação e criação de boa relação entre os participantes. “O Convir-RS é fundamental para estabelecermos esse ambiente saudável de alinhamento entre as tradições. O desenvolvimento deste canal de articulação será importante em diversas frentes no nosso Estado”, diz.

Lideranças religiosas durante conversa na Igreja Anglicana e a Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (Sibra)
Lideranças religiosas durante conversa na Igreja Anglicana e a Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (Sibra) - Foto: Giovanni Disegna/ ASCOM SJCDH

Até o momento, estão representadas no Convir-RS 13 tradições religiosas. No entanto, o objetivo é abrir as portas para novos integrantes com diferentes culturas religiosas. São elas: Hinduísmo (Brahma Kumaris), Budismo (Chagdud Gonpa Khadro Ling), Candomblé Ketu, Candomblé Congo Angola, Batuque Afro Gaúcho, Umbanda, Judaísmo (SIBRA), Cristianismo (Igreja Católica Apostólica Romana), Cristianismo (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil), Cristianismo (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil), Cristianismo  (Assembleia de Deus), Espiritismo (FERGS) e Fé Bahai. 

Público acompanha painéis da primeira edição do Congresso do Convir.
Convir RS - Foto: Giovanni Disegna/Ascom SJCDH

O subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da SJCDH e presidente do Convir-RS, Rafael Gessinger, está presente na organização das reuniões desde o começo e enalteceu a importância da presença do maior número de tradições nesses encontros. "O ano de 2023 foi especial e muito importante para estimularmos essa cultura de paz dentro destas relações”, afirma. “A exigência que fazemos é que esses representantes devam estar comprometidos com os valores do diálogo, da convivência pacífica, do respeito, da fraternidade e da dignidade da pessoa humana”, diz.

Reuniões Mensais

Uma iniciativa implementada ainda em 2023 diz respeito às reuniões itinerantes. No formato, uma tradição se torna voluntária para sediar o encontro. Nessas oportunidades, o anfitrião tem a possibilidade de apresentar as principais características de sua tradição religiosa. Até o momento, duas delas já tiveram essa oportunidade, foram a Igreja Anglicana e a Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (Sibra).

As reuniões do Convir-RS são realizadas na última terça-feira de cada mês e nelas o objetivo é de que os participantes possam compreender os rituais, aspectos celebrativos e compromissos de fé de cada cultura.

Confira grade de fotos com as reuniões itinerantes:

Congresso

O primeiro Congresso do Fórum de Convivência Inter-Religiosa do Rio Grande do Sul (Convir-RS) ocorreu no mês de agosto. A iniciativa promovida pelo Estado reuniu, pela primeira vez na história, diversas lideranças religiosas em um único evento. Na oportunidade, cada uma das tradições apresentaram um painel sobre que envolvia a educação com protagonismo. Além dos espaços para exposições culturais. Clique aqui e confira como foi o primeiro Fórum.

Em 2024 o segundo Fórum será realizado e está previamente marcado para o dia 13 de agosto.

Confira grade de fotos  do primeiro Congresso:

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos