Governo do Estado inaugura primeiro Centro da Juventude do RS em Viamão
Publicação:
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), inaugurou o Centro da Juventude (CJ) Viamão, do Programa de Oportunidades e Direitos (POD), nesta quinta-feira (30). O local tem uma área de 1.840,86 m², e sua obra — que durou cerca de dois anos — foi realizada com um investimento de R$ 3,2 milhões do contrato de empréstimo firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
A abertura da cerimônia de inauguração contou com uma série de apresentações musicais realizadas pelos jovens, além da declamação de uma poesia autoral produzida por outro jovem da unidade de Viamão.
O secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, reafirmou o papel transformador que o CJ tem na vida do público atendido pelo POD. “Estamos construindo uma história que vai permitir que os jovens tenham acesso à educação complementar e profissional e a espaços para lazer, cultura e esporte. Esse local também serve para que eles possam conhecer pessoas, entender como a vida funciona e saber que eles podem contribuir para a mudança da realidade social. É nisso que nós temos que investir e apostar, porque é isso que faz diferença e que torna real o mundo que sonhamos”, destacou.
O novo centro tem como proposta ampliar a oferta de ações para jovens de 15 a 24 anos em três eixos do POD: o sócio-afirmativo, composto por atividades voltadas para a área cultural e de cidadania; o sócio-profissional, que promove formações direcionadas para o mercado de trabalho de diversos setores; e o de jovem multiplicador, que prepara os participantes para exercerem lideranças em suas comunidades, tendo também o papel de conduzirem novos integrantes para os CJ.
A coordenadora do POD, Gabriela Lorenzet, destacou que há diversas pessoas por trás do desenvolvimento do programa e que a entrega da sede do CJ é a realização de um sonho para todos os envolvidos na iniciativa. “Eu espero que o POD tenha vida longa nesses territórios em que o POD atua. Espero que ele se multiplique em outros espaços. Então, jovens de Viamão e de outros territórios, nós estamos aqui para oferecer ferramentas e instrumentos para que vocês construam a sua própria história. E eu desejo que essa história seja linda.”
Por meio deste trabalho, o POD atende jovens de áreas que sofrem com altos índices de vulnerabilidade social e violência, com o objetivo de reduzir os números destes indicadores para colaborar para uma sociedade mais justa e igualitária.
O coordenador geral da Central Única das Favelas do RS (Cufa-RS), Paulo Daniel, relembrou as dificuldades enfrentadas durante a pandemia e a importância da inauguração do Centro para quem trabalha diretamente com os jovens. “Uma das fases mais difíceis que a gente passou. Quando se falava de restrição, muitos dos jovens teriam que ficar isolados com suas mazelas sociais, e a Cufa, no intuito de continuar, decidiu não parar, e procuramos várias formas de fazer esse atendimento. Nesse período, vimos a força que eles têm.”
O CJ Viamão, que funciona em parceria com o Instituto Social 10, instituição vinculada à Cufa-RS, atendia em média 600 jovens por ano em sua antiga sede. A partir de agora, o trabalho receberá continuidade com uma infraestrutura mais qualificada, ampliando os resultados do trabalho que já encaminhou dezenas de jovens viamonenses no mercado de trabalho ou para empreendimentos próprios.
O prefeito de Viamão, Nilton Magalhães, destacou a função social do CJ na formação dos jovens do município. “Esse Centro da Juventude já formou, mesmo antes da pandemia, mais de 600 jovens, encaminhando e fazendo com que eles possam seguir na vida de uma forma melhor. A etapa de inauguração do CJ firma cada vez mais a nossa parceria com o Estado”, disse.
Estiveram presentes no evento a secretária adjunta da SJSPS, Carolina Ramires, a chefe de gabinete, Katyuse Pereira, além de representantes de departamentos da SJSPS e das suas vinculadas.
Sobre o POD
Com o objetivo gerar conhecimento e novas oportunidades para a juventude dos locais onde está presente, o POD atua em seis territórios - por meio dos Centros da Juventude - nos bairros porto-alegrenses Cruzeiro, Lomba do Pinheiro, Restinga e Rubem Berta, além de Alvorada e Viamão.
O programa é financiado pelo BID em contrato firmado com o governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da SJSPS.
Até o momento:
- 20.195 jovens foram atendidos;
- 10.673 jovens foram beneficiados por atividades de capacitação profissional;
- 2.829 jovens foram inseridos no mercado de trabalho;
- 2.135 jovens participaram de mais de 50 oficinas de empreendedorismo noturnas;
- 4.781 jovens foram beneficiados por atividades de reforço escolar;
- 9.028 jovens se tornaram multiplicadores recebendo bolsas de R$ 598 mensais