Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Governo lança DiveRSidadania: inscrições estão abertas

Publicação:

Autoridades posam para foto, em pé. Ao centro, Governador Eduardo Leite segura a pasta com o decreto assinado.
Lançamento de programas aconteceu nesta segunda, no CAFF - Foto: Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governo do Estado assinou, na tarde desta segunda-feira (4/9), o decreto que institui a Escola do Trabalhador e do Microempreendedor (ESTM), vinculada à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP). 

Durante o evento, também foram lançadas três ações que integrarão a ESTM, entre elas o DiveRSidadania. O programa concederá 300 bolsas de estudos em Tecnologia da Informação ao público LGBTQIAPN+. O governo do Estado investirá mais de R$ 13 milhões para a realização dessas ações.

DiveRSidadania

O DiveRSidadania é um projeto transversal que envolverá as secretarias de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, de Sistemas Penal e Socioeducativo e da Educação, além de contar com a parceria da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Regional (Assespro/RS).

Serão disponibilizadas 300 bolsas de estudos em Tecnologia da Informação exclusivas ao público LGBTQIAPN+. As vagas são para a trilha “Front-End: do zero ao primeiro site", com carga horária de 69h, de forma on-line e síncrona. A duração é de três meses. Ao final, o aluno estará apto a desenvolver pequenas aplicações Web em Javascript, além de entender conceitos básicos de programação.

Também serão reservadas vagas para pessoas LGBTQIAPN+ privadas de liberdade do Presídio Estadual de Torres, do Complexo Prisional de Canoas, da Penitenciária Modulada de ljuí, da Penitenciária Feminina de Guaíba, da Penitenciária Feminina de Lajeado e da Penitenciária Feminina de Rio Pardo.

As inscrições ficarão abertas até 20 de setembro. Se você possui interesse em participar, preencha o formulário aqui.

Texto: Juliana Dias/Secom e Ascom STDP
Edição: Felipe Borges/Secom

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos