Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Governo se reúne com Arva Rice para tratar de inclusão e diversidade

Publicação:

Governo se reúne com Arva Rice para tratar de inclusão e diversidade
Governo se reúne com Arva Rice para tratar de inclusão e diversidade - Foto: Rodrigo Ziebell/GVG
Por Jéssica Moraes/Ascom SJCDH

O  Governo do Estado esteve reunido, na manhã desta terça-feira (28) com Arva Rice, presidente e CEO da New York Urban League e ativista de pautas sociais ligadas à inclusão e diversidade. Participaram do encontro o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mateus Wesp, e a Secretária Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos.

Durante a reunião, Arva falou sobre sua experiência à frente da New York Urban League e como os Estados Unidos têm tratado questões críticas, como o caso George Floyd. Conforme Arva, “precisamos abordar como os governos podem trabalhar para a inclusão e diversidade especialmente em comunidades historicamente marginalizadas”.

Arva também pontuou os desafios do governo americano para a inserção de determinados públicos no mercado. “Nosso governo incentiva, nós temos oportunidades, mas nosso maior desafio é com as mulheres de grupos minoritários. Por exemplo, em instituições culturais como bibliotecas e museus, é a primeira vez que temos temos latino americanas e asiáticas”. Ela, porém, destaca que a cooperação está funcionando, “há uma sinergia, o Governo está trazendo cooperação. A capacitação das pessoas é mais importante do que de onde você é. O Governo precisa estar preparado para os desafios”.

A Secretária Lisiane compartilhou sua experiência no setor privado, quando atuou no Google e avaliou como positiva a troca de experiência entre os países. “Para mim, o que fica marcado são as similaridades entre o contexto americano e brasileiro no que diz respeito as minorias. Além disso, a possibilidade de construção de uma coalizão entre setor público e privado para criação de políticas públicas pode ser extremamente produtiva”.

Wesp apresentou a Arva, que será palestrante no South Summit, os projetos que a SJCDH quer desenvolver com públicos vulneráveis, que inclui capacitação digital. No encontro, o titular da SJCDH também endossou a fala da CEO sobre a criação de um laboratório da diversidade, “esse espaço pode ser uma proposta para o Estado, por meio da suas secretarias, trabalhar junto com o setor privado para proporcionar o diálogo sobre assuntos da temática da diversidade de forma prática”.

Também participaram da reunião o SubSecretário de Justiça e Integridade Institucional, Rafael Gessinger; a chefe de gabinete da Seidape, Cristina Viana; a Cônsul para Assuntos de Educação, Cultura e Imprensa, Cynthia Fabi e a especialista em Diplomacia Pública no Consulado dos EUA em Porto Alegre, Marianne Behs. 

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos