Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

I Conferência Estadual de Migrações e Refúgio escolhe seus delegados para etapa nacional

Publicação:

20140330194228site-tamara.jpg
Delegados escolhidos participarão da conferência nacional, em São Paulo - Foto: Raquel Wunsch

A Secretaria Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) realizou neste sábado (29), na Capital, a I Conferência Estadual de Migrações e Refúgio. O evento elegeu os 28 delegados e elencou as prioridades do Estado para apresentá-las na Conferência Nacional de Migrações e Refúgios, que será realizada entre os dias 30 de maio e 1 de junho em São Paulo.

Para a Diretora de Direitos Humanos e Cidadania, Tâmara Biolo Soares, este evento dá visibilidade a esta nova realidade. “O Estado está sendo pró-ativo consultando estas pessoas, além de esta atividade ser uma novidade para os gaúchos, pois está respondendo a uma nova realidade social do país, que é a migração de africanos e haitianos” disse Tâmara.

O presidente da associação de senegaleses no Brasil, Abdulahat Ndiaye, avalia a atividade como inovadora. “Aqui nós falamos o que estamos vivendo e sentindo. Creio que as coisas irão melhorar. Não será fácil, mas temos o sonho de conseguir algo melhor”, disse ele, que é um dos delegados eleitos durante a conferência. Para o também delegado João Marcos Cimadon, essa é uma oportunidade de dialogar com a sociedade civil e buscar políticas públicas que irão ao encontro das necessidades dos migrantes.

A Conferência Estadual de Migrações e Refúgio foi organizada pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos e o Comitê Estadual de Migrantes, Refugiados, Apátridas e Pessoas Traficadas e contou com a presença de mais de cem pessoas de várias regiões do RS. As prioridades definidas no encontro serão disponibilizadas no site www.sjdh.rs.gov.br na próxima semana.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos