Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Inteligência da Divisão de Monitoramento Eletrônico da Susepe atua no Gre-nal

Publicação:

susepe capa (1)
Inteligência da DME da Susepe atuou no Gre-nal - Foto: Divulgação SJSPS

A Agência de Inteligência da Divisão de Monitoramento Eletrônico (DME) da Susepe esteve presente no último Gre-nal, ocorrido no estádio Beira-Rio, no sábado (19), em Porto Alegre.

A ação, inédita, permitiu a identificação de monitorados do sistema na área próxima ao estádio e no seu interior das 12h até as 19h. Na ocasião, a equipe de Inteligência do Monitoramento Eletrônico ocupou área restrita destinada às forças da segurança pública e do próprio clube, compondo e integrando o grupo que monitora e auxilia na segurança dos torcedores e da própria população.

Foram identificados, durante todo o período de observação, 12 monitorados dentro do estádio e um nas redondezas.

A cada apenado detectado, a equipe da DME realizava uma pesquisa completa da vida pregressa e de todo o histórico na monitoração, processo através do qual se constatou que grande parte tinha em seu histórico criminal ocorrência de roubo a pedestre, tráfico de drogas e homicídio.

Segundo o secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, “a nossa atuação nesse processo de limitação de zonas de exclusão em grandes espetáculos é fundamental para que se permita uma mitigação das práticas de delitos mais comuns e recorrentes nesse tipo de evento. É uma forma de contribuir para que as ações da polícia ostensiva sejam direcionadas à garantia da segurança das pessoas que participarão do espetáculo. Agora vamos regionalizar essas ações para auxiliar os comandos regionais da Brigada Militar e da Polícia Civil para os eventos de maior proporção no interior do Estado, a partir da coordenação das delegacias penitenciárias regionais e das equipes que acompanham as pessoas em liberdade monitorada”.

Segundo o chefe da DME da Susepe, Gustavo de Souza Lima, “a experiência demonstrou na prática a eficácia do monitoramento, comprovando a necessidade de que o trabalho se torne habitual em eventos futuros”.

WhatsApp Image 2022 03 21 at 17 36 31
_

Imprensa Susepe

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos