Mutirão Social e Feirão do Emprego vão mobilizar milhares de pessoas no Rubem Berta
Publicação:

O primeiro Mutirão Social realizado em Porto Alegre, em conjunto com o Feirão do Emprego, deve levar cerca de 10 mil pessoas ao SESI Rubem Berta, neste sábado (15), a partir das 9h. O evento faz parte do lançamento do Pacto Sul do Plano Brasil Sem Miséria, que será realizado nesta sexta-feira (14), no Auditório Dante Barone, da Assembléia Legislativa. A experiência, idealizada pela Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), vai propiciar uma feira de serviços públicos e de parceiros, como forma de incentivar a documentação e o cadastramento de pessoas que se encontram em situação de extrema pobreza e que passarão a integrar os programas sociais do governo Federal e o RS Mais Igual. “A ministra do MDS, Tereza Campello, quer tornar o Mutirão Social um modelo nacional, usando o seu poder de mobilização, como o que estamos fazendo com o apoio da Central Única de Favelas (Cufa) e de alunos de escolas do bairro através de uma gincana que visa encontrar o maior número de pessoas que estejam fora do Cadastro Único para inclusão nos programas”, disse o diretor de Inclusão Produtiva, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Luiz Müller, durante coletiva de imprensa.
Müller, que esteve acompanhado pelo chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Carlos Pestana, e do presidente da Conab, Sílvio Porto, reforçou a determinação do MDS de integrar a ação de documentação, cadastramento e prestação de serviços com a intermediação de emprego. “Além de oportunizarmos algo em torno de 3 mil oportunidades de emprego nas áreas de construção civil, comércio e serviços, também vamos oferecer cursos rápidos e oficinas, além de disponibilização de microcrédito para tornar essas pessoas empreendedores: é ensinar a pescar, e não dar o peixe, simplesmente”, sustentou Müller.
O chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, lembrou que, durante a assinatura da pactuação com os governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, também haverá a confirmação das ações do projeto de complementação de renda do Bolsa Família, através do Programa RS Mais Igual. “Estamos buscando formas de dar melhores garantias a essa população do Bolsa Família, também incentivando-os a buscarem qualificação e um emprego”, disse ele.
Oportunidade de emprego e serviços
Junto ao Mutirão Social, a STDS, com o apoio da Fundação Gaúcha do Trabalho (FGTAS), órgão vinculado, irá promover o Feirão do Emprego. “Quem é da região e está em busca de uma vaga de emprego, também terá sua oportunidade, pois os setores que empregam estarão no Feirão oferecendo vagas em diversas áreas como a construção civil, setor de serviços e comércio. Esta será uma forma de encurtarmos a distância entre os que já têm acesso aos programas, mas não conseguiram uma vaga no mercado de trabalho”, destacou o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Luís Augusto Lara.
Além de agendas culturais organizadas pela Cufa, o evento mobilizará diversas secretarias de governo, Sistema “S” e parceiros do terceiro setor para a prestação de serviços diversos como fornecimento de documentação básica, como RG, serviços cartoriais, emissão de certidão de nascimento, casamento e óbito, encaminhamento de seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho, oficinas, corte de cabelo, serviços de saúde, recreação infantil, atrações culturais locais e shows artísticos como o do MC Jean Paul.