Na Semana do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, a SJCDH acompanhou comitivas alemãs durante visita ao Estado

Secretário Fabrício Peruchin participou da reinauguração de Museu em São Leopoldo - Foto: Giovanni Disegna/ ASCOM SJCDH

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin, e o subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da SJCDH e presidente da Comissão Oficial do Bicentenário, Rafael Gessinger, acompanharam, na quinta-feira (25/7) e na sexta-feira (26/7), as comitivas alemãs durante visita ao Rio Grande do Sul, em razão das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Entre as autoridades que estiveram no RS estão: o Secretário Geral do Estado de Hessen, Benedikt Kuhn, e a Secretária de Estado para Economia, Agricultura, Transporte e Vinho do estado alemão da Renânia-Palatinado, Daniela Schmitt.

As comitivas visitaram pontos turísticos que são ligados à cultura alemã e realizaram reuniões para o alinhamento de ideias visando fortalecer as parcerias e aprofundar as relações do Estado com a Alemanha.

“O Bicentenário é uma forma de reafirmarmos a importância das interações humanas e dos encontros culturais. Não somente com os olhos no passado, mas também com foco no futuro”, disse o titular da Pasta, Fabrício Peruchin. “Os migrantes de língua alemã são extremamente marcantes no processo de desenvolvimento do nosso Estado e precisamos relembrar essa bonita história, além de incentivar essa boa prática de intercâmbio entre os países. Essa troca cultural traz consigo relevantes legados para ambos os lados”, completou.

O subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da SJCDH e presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, Rafael Gessinger, reforçou a importância das visitas. "Uma aproximação institucional do Rio Grande do Sul com a Renânia-Palatinado trará benefícios para a população gaúcha. A qualificação do serviço público que advirá com intercâmbios em áreas estratégicas aumentará nosso desenvolvimento social, cultural e econômico. É um grande momento”, concluiu.

O cônsul-geral da Alemanha em Porto Alegre, Marc Bogdahn, também participou das visitas.

Reunião com o Governador do Estado
O Secretário Fabrício Peruchin e o subsecretário de Justiça e Integridade Institucional da SJCDH e presidente da Comissão Oficial do Bicentenário, Rafael Gessinger, participaram, nesta sexta-feira, ao lado do Governador Eduardo Leite, de uma reunião com a Secretária de Estado para Economia, Agricultura, Transporte e Vinho do estado alemão da Renânia-Palatinado, Daniela Schmitt, que está acompanhada no Rio Grande do Sul por uma delegação de 30 pessoas composta por Governo e por empresários.

Reunião com o governador Eduardo Leite no Palácio Piratini
Reunião com o governador Eduardo Leite no Palácio Piratini - Foto: Giovanni Disegna/ ASCOM SJCDH

O encontro foi motivado pelas comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil e durante a reunião trataram sobre o fortalecimento da parceria e o aprofundamento das relações entre o Rio Grande do Sul e o estado alemão da Renânia-Palatinado.

O encontro também teve as presenças dos Secretários da Casa Civil, Gustavo Paim (adjunto); Logística e Transportes, Juvir Costella; Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Clair Kuhn e Desenvolvimento Econômico, Delry Fialho (adjunto). Além deles, participaram outras autoridades.

No decorrer de 2024 estão sendo realizados diversos eventos pelo Estado em homenagem as comunidades germânicas. O Bicentenário tem eventos até o dia 31 de dezembro de 2024.

Reunião de alinhamento com o estado alemão da Renânia-Palatinado
Na manhã desta sexta-feira, na Assembleia Legislativa, o Secretário Fabrício Peruchin ao lado de representantes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, com a Secretária de Estado para Economia, Agricultura, Transporte e Vinho do estado alemão da Renânia-Palatinado, Daniela Schmitt, e comitiva governamental e de empresários.

Renião com a Secretária de Estado para Economia, Agricultura, Transporte e Vinho do estado alemão da Renânia-Palatina - Foto: Giovanni Disegna/ ASCOM SJCDH

O encontro buscou apresentar o Estado e alinhar futuros projetos em parceria do Estado com a Alemanha. A temática das ações envolverá os setores da segurança e de tecnologia.

Visita ao Parque Aldeia do Imigrante
Durante a tarde de quinta-feira, o secretário Fabrício Peruchin guiou Benedikt Kuhn durante a visita ao Parque Aldeia do Imigrante, em Nova Petrópolis. A autoridade conheceu a estrutura do local, que é um dos principais atrativos turísticos de maior destaque do município e foi criado para resgatar e preservar o passado histórico dos imigrantes que colonizaram esta região, predominantemente alemã.

Comitiva visitou alguns pontos turísticos do Estado
Comitiva visitou alguns pontos turísticos do Estado - Foto: Giovanni Disegna/ ASCOM SJCDH

Reinauguração de Museu em São Leopoldo
Na manhã de quinta-feira, o secretário Fabrício Peruchin participou, ao lado do Secretário Geral do Estado de Hessen, Benedikt Kuhn, da cerimônia de reinauguração do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo, que foi fechado em maio quando as cheias atingiram a região.

Museu ficou desativado após as enchentes de maio
Museu ficou desativado após as enchentes de maio - Foto: Giovanni Disegna/ ASCOM SJCDH

O local é dedicado à preservação e divulgação da história da cidade e região de São Leopoldo e da colonização alemã no Rio Grande do Sul.

Sobre o Bicentenário
O Governo do Estado, por meio da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã - estabelecida pelo governador Eduardo Leite por meio do Decreto 56.110/2021, alterado pelo Decreto 57.020/2023 - está organizando celebrações.

No decorrer de 2024, estão sendo realizados diversos eventos pelo Estado homenageando as comunidades germânicas.

Para acessar mais informações clique aqui.