Planeta Atlântida 2025: Estado disponibiliza serviço “RS em Libras” e informativos sobre Diversidade e proteção às Mulheres
Evento ocorre até sábado (1º/2), em Atlântida
Publicação:
A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) está presente no Planeta Atlântida 2025. Durante o evento, que ocorre na sexta-feira (31/1) e no sábado (1º/2), na Saba em Atlântida, estão sendo disponibilizados códigos QR Code com serviço RS em Libras - que oferta a tradução 24h por dia para Libras, por meio de vídeo chamadas. Além disso, os servidores da Secretaria estão presentes distribuindo materiais informativos sobre direitos humanos, prestando esclarecimentos sobre assédio, tipos de violência contra a mulher, LGBTfobia e como acessar os canais de denúncia.
A iniciativa é uma parceria da Secretaria com o Grupo RBS e envolve atividades dos Departamentos de Diversidade e Inclusão e de Políticas para a Mulher.
“Trabalhamos com muitas pautas relevantes, temos informações importantes para passar para a população e, sabemos, do tamanho do Planeta Atlântida. Então, firmamos essa parceria para levarmos ao evento os serviços de acessibilidade e materiais informativos sobre diversas temáticas de direitos humanos”, disse o secretário da SJCDH, Fabrício Peruchin.
Representaram a SJCDH no evento: o chefe de Gabinete, Pedro Guedes; a assessora de Gabinete, Caroline Machado de Oliveira; a diretora do Departamento de Políticas para a Mulher, Carina Bernardi; a diretora-adjunta do Departamento de Políticas para a Mulher, Giselda Azambuja; a diretora-adjunta do Departamento de Diversidade e Inclusão, Glória Crystal; o coordenador de Políticas LGBTQIA+, Fabulo Rosa; a assessora técnica do Departamento de Diversidade e Inclusão, Barbara Gonçalves; e o servidor Jorge Leonardo Corrêa Pereira Reis.
Confira a participação da Secretaria no evento:
RS em Libras
Um dos principais serviços ofertados no Planeta Atlântida é o “RS em Libras”, que disponibiliza a tradução em tempo real da língua portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e vice-versa. A ferramenta funciona em uma plataforma digital com videochamadas, disponíveis gratuitamente 24 horas por dia, sete dias da semana.
No evento estarão sendo exibidos no telão códigos QR Code com mensagens informativas, que direcionarão os usuários para dentro da plataforma. Assim, serão atendidos por um intérprete de Libras que fará a interlocução com os usuários e funcionários do Planeta.
Mensagens nos telões
Também estão sendo exibidas nos telões do festival de música, mensagens informativas da SJCDH sobre direitos humanos. O conteúdo foi preparado pelos Departamentos de Diversidade e Inclusão e de Políticas para a Mulher.
Sobre o Planeta
O Planeta Atlântida é o maior festival de música do sul do país e ocorre desde 1996, na praia de Atlântida. Mais de 1,3 mil atrações nacionais e internacionais, de diferentes estilos, já passaram pelos palcos do evento, levando aos planetários mais de 800 horas de música. O festival é o evento mais aguardado do verão gaúcho e já reuniu mais de 2,2 milhões de planetários em suas 26 edições.
Confira as fotos dos atendimentos: