POD Legal irá profissionalizar jovens de Território da Paz em Sapucaia do Sul
Publicação:

O Programa de Oportunidades e Direitos (POD) Legal teve mais um avanço nessa terça-feira (4). A iniciativa do Governo do Estado e implementada pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), que promove a profissionalização de jovens dos Territórios da Paz, contou com a adesão do município de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana.
Por meio do POD Legal, jovens entre 14 e 24 anos recebem formação profissional pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e são contratados com carteira assinada, através da Lei da Aprendizagem. A legislação prevê que empresas contratem entre 5% e 15% de jovens aprendizes. O POD Legal já permitiu a contratação de mais de mil jovens dos Territórios da Paz do Estado, além de promover a inédita profissionalização de 100% dos adolescentes atendidos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase).
"O que estamos fazendo é garantir que a lei seja cumprida em benefício daqueles que mais precisam. Ao promovermos essa oportunidade, estamos garantindo a perspectiva de um futuro melhor para os jovens e suas famílias", afirmou o secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, durante o ato de adesão de Sapucaia do Sul.
O prefeito Vilmar Ballin comemorou a chegada do programa à sua cidade. "Isso é muito significativo, pois a violência entre os jovens, que é um desafio de toda a Região Metropolitana, é resultado também da falta de oportunidades para a juventude", disse Ballin. O Território de Paz, instituído em Sapucaia do Sul através do programa RS na Paz, compreende a região oeste da cidade, na qual serão selecionados os jovens participantes do programa.