Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Programação do Dia do Orgulho Gay começa com encontro de gestores públicos nesta terça

Publicação:

Para instituir uma rede de proteção de direitos humanos para a diversidade sexual, ocorre nesta terça-feira (26) o 1º Encontro Estadual de Gestores e Gestoras de Políticas Públicas para a comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT). A atividade faz parte da programação do Dia Internacional do Orgulho Gay, que será comemorado na próxima quinta-feira (28). 

O evento é voltado para gestores públicos municipais, que coordenam as políticas públicas nas cidades, e será realizado das 8h às 17h, no salão de eventos da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH). 

Organizada pela coordenadoria de Diversidade Sexual da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), a programação terá suas principais ações no dia 28. Uma das atividades será a exposição que tem como tema: "Homofobia tem cura: Educação e Criminalização", no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), para informar e sensibilizar a sociedade sobre o tema por meio de dados referentes à homofobia. A exposição vai até 5 de julho. 

O coordenador de Diversidade Sexual, Fábulo Nascimento da Rosa, afirma que as ações que irão ocorrer reforçam um dos eixos do programa RS sem Homofobia: "A visibilidade é muito importante, pois a sociedade precisa conhecer e saber mais das demandas dessa população para evitar preconceitos." 

Já sobre a importância da data de 28 de junho, Fábulo destaca que o objetivo é equiparar os direitos dessa população. "Porém, isso não significa dar benefícios ou privilégios a um determinado grupo, mas, sim, garantir um tratamento isonômico aos homossexuais", finalizou. 

Confira a programação: 

1º Encontro Estadual de Gestores e Gestoras de Políticas Públicas para LGBTData: 26 de junho 
Horário: 8h às 17h 
Local: Salão de Eventos da FDRH 
Objetivo: Reunir os gestores públicos municipais que coordenam as políticas para a diversidade sexual e instituir uma rede de proteção de direitos humanos de LGBT. 

Exposição Homofobia tem Cura: Educação e Criminalização 
Data: 28 de junho a 05 de julho 
Horário: 8h30 às 18h 
Local: Centro Administrativo (CAFF) - Acesso da Torre Norte 
Objetivo: Conscientizar o público, por meio da divulgação de dados, sobre o tema da homofobia e sensibilizar a sociedade para que também apoie a criminalização da homofobia. 

Rio Grande em Cores 
Data: 28 de junho
Horas: das 19h à meia-noite 
Locais: Prédio do Centro Administrativo Fernando Ferrari, Palácio Piratini e Monumento ao Expedicionário no Parque da Redenção 
Objetivo: Iluminar os prédios com as cores do arco-íris, símbolo da luta LGBT. O município de Porto Alegre também participa do projeto. 

Seminário Regional Rio Grande Sem Homofobia 
Data: 03 de julho
Hora: 8h30 às 17h 
Local: Universidade de Cruz Alta - Campus - Prédio 16 
Objetivo: Capacitar servidores municipais e estaduais da saúde, educação, segurança pública, assistência social e cultura, bem como ONGs que atuam no enfrentamento à homofobia, sobre temas como livre orientação sexual, identidade de gênero e enfrentamento à violência. As inscrições podem ser feitas pelo site:http://nic.unicruz.edu.br/lgbts/srrgshca/

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos