Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

Secretária adjunta representa o Governo no lançamento da Frente contra Discriminação

Publicação:

20140319143348mariacelestefrente1.jpg
Maria Celeste (de casaco vermelho) participou do ato na Assembleia Legislativa - Foto: Assessoria SJDH

A luta contra a discriminação ganhou um importante aliado no Rio Grande do Sul. Na manhã desta quarta-feira (19) foi lançada a Frente Parlamentar contra o Racismo, a Homofobia e outras formas de discriminação. A secretária adjunta da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Maria Celeste, representou o Governo do Estado no ato.

Autor da iniciativa, o deputado Valdeci de Oliveira afirma que a ideia é a construção de um espaço para discussão: "Estou convencido de que precisamos de um debate franco e aberto que trate da situação de forma responsável e militante para somar às lutas já existentes. Queremos ouvir, dar apoio e voz aqueles que sofrem preconceitos. As pessoas têm de ser respeitadas da forma como elas são", completou ele.

Já Maria Celeste acredita que a Frente será também uma forma de averiguar a opinião da sociedade civil sobre as ações governamentais. "O Governo do Estado tem uma série de políticas públicas destinadas às populações mais vulneráveis, como os negros e a LGBT. A criação da Frente agrega o debate sobre todas as violações desses temas. E sua maior importância está na participação do movimento social que vai pautar o debate e poderá nos ajudar a verificar as necessidades das políticas públicas do governo", Finalizou Maria Celeste.

Representando a Presidência da Assembleia Legislativa, Marisa Formolo, destacou que o "momento é muito significativo para a Casa, já que a Frente é um espaço físico e institucionalizado para publicizar as lutas do espaço civil socializado".

Para iniciar e finalizar o ato, artistas convidados interpretaram as músicas "A carne", de Elza Soares, e "Heróis da Liberdade", de Martinho da Vila. 

Também estavam presentes representantes da Assembleia Legislativa, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da sociedade civil.

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos