Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Justiça, Cidadania e Direitos Humanos

Início do conteúdo

SJCDH fecha parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados para organização da 2ª COMIGRAR

Publicação:

Autoridades posadas para a foto com sacola da ACNUR.
Apoio se dará na organização e execução da 2ª Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia (COMIGRAR) - Foto: Divulgação

A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), por intermédio do Departamento de Justiça, firmou parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) para apoio na organização e execução da 2ª Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia (2ª COMIGRAR). A parceria foi definida em reunião realizada nesta semana no Centro Administrativo do Estado. 

Durante o encontro, a diretora do Departamento de Justiça e Delegada de Polícia Viviane Nery Viegas, expressou o comprometimento deste órgão em estabelecer acordos com organizações internacionais, destacando o interesse em diversas ações voltadas aos migrantes. Ela reafirmou a importância de difundir os serviços e ações apoiados pela ACNUR, promovendo a integração entre o poder público e a sociedade civil. O objetivo é fortalecer a rede de atendimento ao migrante no estado do Rio Grande do Sul.

“Este é um passo significativo na promoção dos direitos humanos e na construção de uma sociedade mais inclusiva”, diz a Diretora. “A colaboração entre a SJCDH e o ACNUR demonstra o compromisso mútuo em enfrentar desafios relacionados a migrações, refúgio e apatridia, visando proporcionar melhores condições de vida aos que buscam abrigo e oportunidades em nosso estado”, afirma.

Sobre a 2ª COMIGRAR

A 2ª Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia (2ª COMIGRAR) ocorrerá no dia 16 de março de 2024, das 8hrs às 18hrs, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O objetivo da Conferência é receber a população migrante do Estado para tratar sobre as reflexões, desafios e perspectivas acumuladas nos mais diversos setores da sociedade no que se refere à migração, refúgio e apatridia, a partir do tema “Cidadania em Movimento”.

São apoiadores na realização do evento: a Assembleia Legislativa, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e a ONU Migração.

Para realizar a inscrição, clique no link abaixo:

SJCDH - Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos