SJCDH inicia a elaboração do I Plano Estadual de Políticas sobre Drogas

Na foto, os participantes da reunião de políticas sobre drogas estão sentados ao redor de uma mesa retangular em uma sala da Associação do Ministério Público Gaúcho. Ao fundo, há retratos com molduras prateadas e fotos em preto e branco dos promotores de justiça que presidiram a associação do Ministério Público. Acima dos retratos, está escrito na parede em letras de metal dourado: "A maior habilidade de um líder é despertar habilidades extraordinárias em outras pessoas", Abraham Lincoln. No instante da foto, a diretora do departamento de Justiça e Políticas sobre Drogas, Viviane Nery Viegas, uma mulher branca de cabelo castanho que veste uma camisa  social e um blazer pretos, está no seu momento de fala e os demais participantes da reunião prestam atenção à sua apresentação.

Autoria da descrição da foto: Wagner Meirelles / Ascom SJCDH
Com a consolidação do plano, o Estado passará a ter um marco de gestão pública de como agir no combate ao uso indevido de drogas - Foto: Wagner Meirelles / Ascom SJCDH
Por Wagner Meirelles / Ascom SJCDH

A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), apresenta, nesta segunda-feira (15), a metodologia de elaboração do 1º Plano Estadual de Políticas sobre Drogas. Com o lançamento do documento, o Rio Grande do Sul entrará na lista dos poucos estados brasileiros a contar com orientações de gestão pública voltadas à prevenção do uso indevido de drogas. Fora o Estado gaúcho, somente Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná possuem um planejamento público específico sobre o assunto.

De acordo com a diretora do departamento de Justiça e Políticas sobre Drogas, Viviane Nery Viegas, o plano estadual em construção conta com o mapeamento dos conselhos municipais sobre drogas existentes em todo o Estado. “Dentre as etapas da elaboração do plano estadual, iremos identificar os conselhos municipais mais ativos, tornando-os a porta de entrada para as nossas ações”, explica Viviane. “A nossa ideia é que o plano estadual se torne um marco na atuação de combate ao uso indevido de drogas e, com a consolidação do plano estadual, teremos uma referência de gestão pública de como agir nos eixos de prevenção, repressão, acolhimento e cuidado junto com as instituições da sociedade civil que atuam sobre o tema em cada região do Estado”, pontua.

Na reunião, o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Coned-RS), Rodrigo Vasconcellos, avaliou como fundamental a consolidação de dados a partir das regiões do Estado. “Obter dados regionais sobre a utilização indevida de drogas é fundamental, porque nos ajuda a vislumbrar o cenário diverso e complexo de atuação no tema”, aponta Vasconcellos. “Para isso, será necessário estabelecer parcerias com os municípios, fomentando a criação de mais conselhos que trabalhem com a pauta. Assim, poderemos consolidar índices regionais e precisos para políticas públicas de combate ao uso impróprio de drogas”, ressalta.

Entre os encaminhamentos finais, ficou acordado que a elaboração do primeiro plano gaúcho de políticas sobre drogas deve contar com a criação de comissão técnica composta por integrantes das secretarias da saúde, segurança pública, assistência social e educação. A partir da comissão, será possível planejar e monitorar ações intersetoriais junto de estratégias interinstitucionais de prevenção mais atualizadas e adequadas para cada região do território gaúcho.